Premiê português pede debate sobre mercado hipotecário

Lisboa, 16 Out (Lusa) - O primeiro-ministro português, José Sócrates, propôs aos líderes europeus um debate informal sobre os mercados financeiros e a resposta política às perturbações no mercado hipotecário de alto risco, na reunião de quinta e sexta-feira em Lisboa.

A sugestão do atual presidente do órgão mais importante União Européia (UE) para a realização de um debate sobre o tema foi expressa em uma carta enviada aos líderes europeus. Sócrates também pede uma discussão sobre alterações climáticas.

Ainda segundo texto, o premiê luso diz que, além da concretização de um acordo em torno do "Tratado Reformador" - que substitui a fracassada Constituição européia -, a reunião informal vai abordar o tema da Estratégia de Lisboa, conjunto de medidas para modernizar a economia da União Européia.

O premiê luso pediu "uma apresentação" com base no documento ao presidente da Comissão Européia (braço executivo da UE), José Manuel Durão Barroso.

Sócrates aponta dois temas específicos para um debate informal. O primeiro é discussão sobre a crise no mercado hipotecário de alto risco. Além disso, pede uma análise das alterações climáticas, em preparação à reunião ministerial de Bali, em dezembro.

"Estou bem ciente de que a agenda [da reunião informal] é ambiciosa e o tempo escasso, sobretudo porque darei prioridade à obtenção de um acordo sobre o futuro tratado. Mas este é um debate necessário e desejo abordar estas matérias com contribuições concisas", diz o primeiro-ministro português.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos