Chanceler luso visita Albânia e Bósnia com Kosovo na agenda

Lisboa, 13 nov (Lusa) - O ministro português das Relações Exteriores, Luis Amado, inicia nesta terça-feira uma visita oficial a Albânia e Bósnia, tendo como principal preocupação os efeitos que a definição de um futuro estatuto para o Kosovo terão na região dos Bálcãs.

Viajando na qualidade de presidente em exercício do Conselho da União Européia (UE), Luis Amado chega a Tirana no fim da tarde desta terça, onde se encontrará com o ministro albanês das Relações Exteriores, Lulzim Basha, e será recebido pelo presidente e pelo primeiro-ministro da Albânia.

Na quarta-feira, já em Sarajevo, o ministro português discutirá a situação nos Bálcãs com os líderes locais e deve se interar de detalhes sobre a crise governamental que a Bósnia atravessa depois da demissão do primeiro-ministro Nikola Spiric, na passada semana.

A situação em Kosovo continua em um impasse. O trio de negociadores para a questão - formado por UE, Estados Unidos e Rússia - estuda novas propostas para apresentar à Sérvia e aos kosovares albaneses.

A Sérvia, com o apoio da Rússia, concorda em conceder uma ampla autonomia a sua província de maioria albanesa, espelhada no modelo de Hong Kong. Os kosovares, no entanto, exigem a independência e se dizem dispostos a declará-la unilateralmente após o fim das negociações, marcado para 10 de dezembro.

Nesse dia, os negociadores russos, europeus e norte-americanos apresentarão um relatório às Nações Unidas sobre o resultado de sua mediação na questão do Kosovo.

Na segunda-feira, em Lisboa, o representante europeu no grupo, Wolfgang Ischinger, admitiu que o processo de negociações enfrenta uma fase crítica, mas se recusou a falar em "fracasso".

Também segunda-feira, o embaixador coordenador para os Bálcãs Ocidentais da Presidência portuguesa da UE, António Tânger Correia, anunciou que o grupo de mediadores poderá apresentar novas propostas na próxima reunião, marcada para o dia 20, em Bruxelas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos