Nome 'Microsoft Portugal' é colocado a leilão no e-Bay

Lisboa, 26 dez (Lusa) - O nome "Microsoft Portugal", que pertence a uma empresa portuguesa de informática, começa nesta quarta-feira a ser leiloado no site e-Bay, disse à Lusa o proprietário da marca, Ricardo Carvalho.

O leilão, que vai durar até 5 de janeiro, pretende arrecadar pelo menos US$ 1 milhão pelo nome, adiantou o responsável.

Apesar do reconhecimento mundial que o nome detém, a marca Microsoft Portugal pertence a uma empresa de informática portuguesa fundada em 1981, "altura em que a Microsoft Corporation era apenas mais uma empresa, sem o peso que tem hoje", diz Ricardo Carvalho, explicando que a escolha "foi uma casualidade".

"Micro porque se trata de uma empresa de informática, e soft por ser de software", explica o proprietário.

Quando a subsidiária da Microsoft internacional chegou a Portugal, em 1990, o nome já estava registrado, tendo a empresa de adotar a marca MSFT.

Ainda assim, uma fonte da Microsoft Corporation disse à Agência Lusa que a empresa "é a legítima e única titular de marcas internacionais, marcas comunitárias e marcas registradas em Portugal".

"A Microsoft Corporation pode usá-las sempre e como entender, seja qual for o meio, sendo a única que pode usar a marca registrada Microsoft quer em Portugal, quer no resto do mundo", frisou.

Apesar de admitir que "apenas o nome é da [empresa portuguesa] Microsoft Portugal", já que a marca é da Microsoft Corporation, Ricardo Carvalho espera conseguir lucros com a coincidência.

"Mesmo que não existam ofertas de compra durante o leilão, esperamos benefícios em termos de reconhecimento do nome", conclui.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos