Independência kosovar será declarada em breve, diz premiê

Paris, 6 fev (Lusa) - A independência do Kosovo vai ser declarada "dentro de dias", em "estreita coordenação" com os Estados Unidos e a União Européia, afirmou terça-feira o primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaci, numa coluna publicada no International Herald Tribune.

"A independência está aí. Em estreita coordenação com os nossos aliados Estados Unidos e União Européia, o meu governo e o Parlamento do Kosovo vão declará-la dentro de dias", escreve Thaci a abrir o texto, intitulado "O Kosovo está pronto".

Em declarações à imprensa terça-feira, o primeiro-ministro kosovar afirmou ter concluído "as últimas consultas" com a UE e Estados Unidos e que a declaração da independência está apenas "pendente de uma data", acrescentando que o ato solene acontecerá ainda em fevereiro.

Esta não é contudo a primeira vez que Hashim Thaci fala da iminência da declaração de independência. Em 24 de janeiro, depois de um encontro em Bruxelas com o alto representante para a Política Externa da UE, Javier solana, Thaci disse à imprensa que a independência era "uma questão de dias" e que faltam apenas "alguns procedimentos".

De acordo com analistas políticos, as datas mais prováveis são os próximos dias 15, ou 16, antes da próxima reunião dos chefes das diplomacias da UE, no dia 18, em Bruxelas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos