Brasil lança política industrial para captar investimentos

Lisboa, 8 mai (Lusa) - O governo brasileiro anunciou nesta quinta-feira que vai lançar uma nova política industrial para captar mais investimento empresarial e de melhor qualidade, voltado para a inovação e setores exportadores.

A informação foi divulgada em entrevista coletiva pelo porta-voz da Presidência, Marcelo Bauchman. O lançamento formal da nova política será realizado na segunda-feira, em cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Entre as metas do programa está o aumento, até 2010, do investimento direto para 21% do Produto Interno Bruto (PIB), em comparação com os atuais 17%.

Para "estimular a inovação industrial", disse Bauchman, o Executivo brasileiro define como meta aumentar o investimento em pesquisa e desenvolvimento dos atuais 0,51% para 0,65%, também nos próximos dois anos.

Em relação às exportações, o governo pretende aumentar a participação brasileira no comércio mundial, até 2010, de 1,17% para 1,5%.

Segundo Bauchman, haverá incentivos a pequenas e médias empresas com potencial exportador, em particular créditos preferenciais do BNDES e isenções fiscais, e também a simplificação administrativa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos