Cabo Verde repatria 49 ilegais interceptados em barco

Cidade da Praia, 8 jul (Lusa) - Quase meia centena de imigrantes clandestinos que estavam em uma embarcação interceptada em Cabo Verde no fim do mês passado já foi repatriada, segundo a Direção de Emigração e Fronteiras do país.

A canoa africana que alcançou a costa Ilha da Boa Vista, no último fim de semana de junho, havia partido da Guiné-Bissau dias antes, com 128 pessoas a bordo, incluindo dez mulheres e dois adolescentes.

Tal como outros tantos africanos que se aventuram em embarcações frágeis, o grupo pretendia chegar às Ilhas Canárias, na Espanha.

Dos 49 imigrantes já repatriados, 15 são nigerianos, 26 senegaleses, cinco da Guiné-Bissau e três de Gâmbia.

Seguem na Cidade da Praia 21 cidadãos da Nigéria, cinco do Senegal, 40 de Gana, um de Togo, dois de Gâmbia, dois da Guiné-Bissau e oito da Guiné-Conacri.

O processo de repatriação dos ilegais que chegaram à Ilha da Boa Vista deve ser concluído nos próximos 20 dias.

"Quase todos os imigrantes serão encaminhados para seus países através de um ou mais vôos de ligação, o que complica o processo. Só vamos repatriá-los quando estivermos seguros de que terão, de imediato, conexão", afirmou uma fonte das autoridades de fronteira de Cabo Verde, citada pela agência Inforpress.

Os menores que estavam no barco serão repatriados em uma fase posterior, por meio de processo que está sendo conduzido pelo Unicef.

A Direção de Emigração e Fronteiras de Cabo Verde garante que já conseguiu os endereços e telefones das famílias dos adolescentes que tentavam emigrar, mas ainda não conseguiu entrar em contato com os familiares.

A repatriação dos menores só será feita quando houver a certeza de onde se encontram seus familiares e se constatar condições para chegarem ao país de origem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos