China restringe endereços online com nome de campeões

Pequim, 21 ago (Lusa) - A China proibiu a criação de endereços de internet com o nome dos atletas chineses que ganharam medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim por outras pessoas que não os próprios atletas, informou nesta quinta-feira a imprensa estatal chinesa.

A medida "vai proteger melhor os interesses dos atletas que ganharam medalhas olímpicas de ouro", afirmou um oficial de sobrenome Hu, do Centro estatal de Informação da Internet, citado pela agência de notícias Nova China.

Os nomes dos domínios devem ser oferecidos aos próprios atletas para que estes possam construir as suas próprias páginas de internet.

De acordo com a imprensa estatal chinesa, o objetivo da medida é prevenir a exploração comercial dos nomes dos esportistas, depois da controvérsia que a utilização dos nomes dos atletas gerou em Atenas-2004.

Os domínios baseados nos nomes de pelo menos 10 atletas medalhados com ouro, incluindo a halterofilista Chen Xiexia e o ginasta Yang Wei, foram registrados antes dos Jogos, segundo a Nova China.

Até o momento, a China já venceu 45 medalhas de ouro.

As pessoas que registraram os nomes antes dos Jogos e da ordem oficial, podem manter os domínios, mas foram "aconselhados a oferecê-lo ao atleta como um presente", citou a Nova China.

A proteção do nome dos domínios é particularmente difícil na China, onde milhares de pessoas podem partilhar o mesmo nome ou a mesma escrita em Pinyin - romanização do alfabeto chinês.

Mais de 9.000 pessoas têm o mesmo nome da mergulhadora chinesa Guo Jingjing, excluindo aqueles cujos nomes se soletram da mesma forma em Pinyin.

O governo chinês controla apenas as páginas de internet de sufixo $escape.getQuote().cn" e não tem qualquer poder sobre os sites criados em outros países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos