Em caos político, oposição vai integrar governo do Zimbábue

Johannesburgo, 30 jan (Lusa) - O Movimento para a Mudança Democrática (MDC), de oposição ao atual partido no poder no Zimbábue, decidiu nesta sexta-feira integrar o governo de unidade nacional com a Zanu-PF, anunciou a rádio oficial sul-africana SABC a partir de Harare, capital zimbabuana.

Segundo a rádio, a decisão do MDC foi tomada durante uma reunião extraordinária de seu Conselho Executivo Nacional.

A decisão do MDC significa que Morgan Tsvangirai tomará posse em 11 de fevereiro como primeiro-ministro do novo governo, aceitando assim Robert Mugabe como presidente.

O líder da facção rebelde e menor do MDC, Arthur Mutambara, tomará posse como primeiro-ministro adjunto no mesmo dia, enquanto os ministros e vice-ministros do novo executivo serão empossados dois dias depois, de acordo com o comunicado emitido pela SADC em Pretória depois da cúpula de chefes de Estado na última segunda-feira.

Por outro lado, foi lançado hoje pela mediação sul-africana o Comitê Conjunto de Implementação do Acordo de Partilha do Poder, assinado em setembro do ano passado.

O comitê, que começa imediatamente a funcionar, tem como tarefa manter o diálogo entre Zanu-PF (de Mugabe) e o MDC em torno das questões ainda alvo da objeção do movimento de Tsvangirai, como a ocupação dos cargos intermediários da administração pública, postos diplomáticos, administrador do banco central e outros.

Tudo indica que a Zanu-PF terá o controle da administração interna (e da polícia) durante os primeiros seis meses de governo conjunto e depois o MDC assumirá pelo mesmo período.

Tragédia

A crise política no Zimbábue paralisou as instituições e agravou a grave situação econômica e humanitária que o país vive. A inflação atinge porcentagens de milhões, a taxa de desemprego é de 94% e mais da metade da população (sete milhões) depende de ajuda alimentar.

Além disso, a epidemia de cólera que afeta a região desde agosto infectou mais de 60 mil pessoas e causou a morte de mais de três mil.

Robert Mugabe, de 80 anos, é o presidente do Zimbábue desde a independência do Reino Unido, em 1980.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos