Paixão por futebol luso leva britânico a criar site específico

Lisboa, 18 fev (Lusa) - A paixão pelo futebol português levou o britânico Tom Kundert a criar, sozinho, um site na Internet de informação sobre o esporte em inglês, o Portugoal.net.

"Sem qualquer dinheiro investido, só o meu empenho", disse à Agência Lusa o tradutor, 38 anos, nascido e criado na Inglaterra, mas vivendo em Lisboa há 15 anos e que desde 2003 divulga o futebol português em língua inglesa.

Tom Kundert, que se dedica profissionalmente à tradução de textos em língua portuguesa para inglês, realçou que o investimento para a elaboração da página, em março de 2003, resumiu-se à compra de "revistas de web design e um software de criação de páginas da Microsoft".

"Eu próprio desenhei a página, claro que o resultado foi um site muito tosco, mas mesmo assim atraiu uma audiência razoável que me deu motivação para continuar", frisou, acrescentando que a disponibilização, de alguns visitantes, para colaborarem com o Portugoal.net o levaram a "investir um bocado e a contratar um profissional para melhorar o design".

Com "três autores diários", os ingleses Tom Kundert e Sean Gillen, que escreve a partir de Londres, e o luso-canadense Marco Pereira, desde Toronto, o site recebe artigos, entrevistas e reportagens de outros sete voluntários, "que gostam do futebol português o suficiente para escreverem sem retorno financeiro", de várias nacionalidades: "Colaboram portugueses, ingleses, um romeno e até um egípcio".

"Alguns têm outros empregos e colaboram por gosto, outros, como é o caso do Sean Gillen, como é novo, tem 24 anos, mostra mais empenho porque quer mesmo entrar no mundo do jornalismo esportivo e encara esta colaboração como um estágio", explicou.

Depois de ter "relançado" recentemente o Portugoal.net, o impulsionador do site anuncia "como meta publicar entre cinco a 10 novos artigos todos os dias", para uma "audiência" que "ronda os 3.500 e 4.000 usuários únicos por dia", numa média de "100.000 por mês".

"Temos visitantes do mundo inteiro, mas a maior parte vem dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e, numa proporção menos expressiva, de todos os países da Europa, e apenas 10% de Portugal", frisou Tom Kundert, destacando a consulta do site por portugueses no exterior ou luso-descendentes de segunda e terceira geração, "que até gostam do futebol português, mas têm dificuldade em ler as notícias sem ser em inglês".

Na "homepage", o "novo" Portugoal.net disponibiliza, além das notícias mais recentes, as classificações atualizadas das Primeiras Ligas de Portugal, Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha, destacando as equipes onde atuam jogadores portugueses, as mesmas, cujos jogos são acompanhados ao minuto, na seção "live scores".

Sem publicidade, logo sem lucros com o site, Tom Kundert justifica a persistência com o gosto pelo futebol, português em particular, e com a "boa imagem" que este tem no exterior.

"O futebol português é muito bem cotado no exterior, acho que os estrangeiros têm uma melhor percepção sobre o futebol português do que os próprios portugueses", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos