Jornalista de Hong Kong é impedido de entrar em Macau

Macau, China, 19 fev (Lusa) - Um fotógrafo do jornal de língua inglesa South China Morning Post foi impedido de entrar em Macau na quarta-feira para realizar a cobertura do segundo julgamento do ex-secretário dos Transportes e Obras Pública, revela a imprensa local.

Félix Wong Chi-Keung estava devidamente credenciado pelas autoridades de Macau para a cobertura do julgamento, mas quando chegou ao terminal marítimo sua entrada foi negada em qualquer justificativa, em mais um caso em que cidadãos de Hong Kong são impedidos de entrar em Macau.

O editor do jornal, C.K. Lau manifesta-se hoje nas páginas do periódico "preocupado" com o que entende ser uma "violação da liberdade de imprensa" e da "liberdade de movimentos" do jornalista.

Os diretores do jornal escreveram ao secretário para Segurança e o diretor do Gabinete de Comunicação Social, que tratou de todo o processo burocrático para o julgamento, exigindo desculpas das autoridades de Macau.

"O jornalista viajou para Macau a trabalho e não há motivo para recusarem a sua entrada", acrescentou C. K. Lau.

O diário frisa ainda que em 11 de janeiro o jornalista de Hong Kong foi autorizado a entrar em Macau sem qualquer problema.

Uma fonte policial disse à Agência Lusa que a recusa das autoridades de migração a qualquer cidadão, seja ele de Hong Kong ou de outro território, são fundamentadas com base na lei de segurança interna e justificáveis a cada momento, "mas não são para ser discutidas na praça pública".

Em declarações recentes aos jornalistas, o próprio secretário para a Segurança, Cheong Kuoc Vá, se recusou também a comentar qualquer caso em particular e disse apenas que os "Serviços de Migração estão a atuar conforme a Lei de Bases da Segurança Interna".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos