Cavaco inaugura em Berlim exposições sobre cultura lusa

Lisboa, 1° mar (Lusa) - O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, inaugura na próxima semana em Berlim uma exposição sobre o diretor de cinema Manoel de Oliveira e outra sobre arquitetura portuguesa, no âmbito de uma visita de Estado à Alemanha.

Cavaco Silva estará no país entre terça e sexta-feira, a convite do Presidente Horst Köhler, e do programa oficial consta, no primeiro dia de visita, a inauguração de uma exposição dedicada ao diretor português na Academia das Artes em Berlim.

A exposição, que apresenta fotografias e inclui projeção de filmes, esteve no Museu de Serralves, no Porto, por ocasião do centenário do nascimento de Oliveira, e é comissariada por João Fernandes, diretor daquele museu, e por João Bénard da Costa.

A mostra, que é exibida pela primeira vez fora de Portugal, estará em Berlim até finais de março e deverá ser exibida ainda este ano na Lituânia, no âmbito de Vilnius - Capital Europeia da Cultura, disse João Fernandes à agência Lusa.

O diretor Manoel de Oliveira, que estreou em Fevereiro no festival de Berlim o filme "Singularidades de uma rapariga loura", estará presente na inauguração.

Na quarta-feira, o Presidente da República inaugurará, também em Berlim, a mostra de arquitetura portuguesa contemporânea "Portugal fora de Portugal", que ficará 9 de abril na galeria Aedes/Architekturforum.

Comissariada pelo arquiteto Ricardo Carvalho, a exposição apresenta 21 projetos de arquitetos e de ateliês portugueses idealizados fora de Portugal.

Nela estarão expostos projetos de arquitetos como Álvaro Siza Vieira, Aires Mateus, Gonçalo Byrne, Eduardo de Souto Moura, Carrilho da Graça e José Adrião concretizados ou ainda em curso em países como Cabo Verde, Angola, China, Itália, Timor Leste e Hungria.

Na inauguração estão previstas as presenças Siza Vieira, condecorado esta semana pela Rainha Isabel II; Carrilho da Graça, Prêmio Pessoa 2008; Ana Tostões; Pedro Domingos e João Belo Rodeia, presidente da Ordem dos Arquitetos.

Nesta visita de Estado, o Presidente da República será acompanhado por outras figuras da cultura portuguesa como o escritor Gonçalo M. Tavares, que tem obra publicada na Alemanha, e a fadista Kátia Guerreiro, que irá atuar em Osnabrück.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos