Benfica joga mal e gol brasileiro impõe seu 1° revés em casa

Lisboa, 14 mar (Lusa) - O Benfica sofreu neste sábado a primeira derrota da temporada no Estádio da Luz, em jogos do Campeonato Português, e desperdiçou a chance de chegar ao topo da tabela, ao levar 1 a 0 do Vitória de Guimarães.

Em encontro da 22ª rodada, o gol solitário de Roberto, aos 21 minutos do segundo tempo, colocou os "encarnados", que hoje realizaram uma das piores exibições da temporada, mais longe do título.

O Benfica poderá terminar a rodada no terceiro lugar, caso o Sporting vença na recepção ao Rio Ave, e ficar a cinco pontos do líder Porto, que domingo recebe a Naval 1º de Maio.

O Vitória de Guimarães alcançou apenas o segundo triunfo do seu histórico no Estádio da Luz (um terceiro sucesso como visitante aconteceu em terreno neutro, em Campo Maior) e relançou a candidatura às competições europeias, mantendo a oitava posição, agora a cinco pontos dos lugares de acesso.

Com Ruben Amorim lesionado, o técnico dos "encarnados" colocou o francês Yedba no lugar do meia português, junto a Katsouranis, num meio-campo bastante ofensivo, com Reyes e Di Maria nas alas.

Na frente, e com Suazo ainda indisponível, Quique Flores manteve a dupla formada pelo paraguaio Oscar Cardozo e o argentino Pablo Aimar.

Do lado do Vitória de Guimarães, o treinador Manuel Cajuda apresentou o habitual 4-3-3, com Roberto na frente, apoiado por Marquinho e pelo ex-benfiquista Nuno Assis.

Logo nos minutos iniciais, os minhotos incomodaram Moreira, com Desmarets acertando um arremate de longe para defesa complicada do goleiro.

A partir desse momento, o Benfica, com Reyes e Di Maria muito ativos nas alas, pegou no encontro e o espanhol obrigou Nilson a fazer boa defesa.

Apesar de terem o domínio da partida, os "encarnados", numa toada muito lenta, só perto do intervalo conseguiram construir nova jogada perigosa, desta vez com Aimar, em boa posição, mas errando o alvo.

No regresso dos vestiários, o encontro continuou muito lento, com o Benfica demonstrando pouca ambição para vencer e o Vitória de Guimarães apenas interessado em deixar passar o tempo.

Já com Nuno Gomes em campo (entrou para o lugar do pouco inspirado Cardozo), o clube da Luz esteve perto de marcar, através do grego Katsouranis, que, já perto da pequena área, acertou a trave de Nilson.

Logo de seguida, numa das raras vezes que chegou à área do Benfica, o Vitória de Guimarães ficou em vantagem no marcador, graças ao brasileiro Roberto que, isolado, bateu Moreira, após jogada da Marquinho, aos 21 minutos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos