Nacional e Marítimo empatam no clássico da Ilha da Madeira

Funchal, 16 mar (Lusa) - O Nacional e o Marítimo encerraram a 22ª rodada do Campeonato Português com um empate por 1 a 1, em um fim de semana que pode ter lançado definitivamente o Porto para o tetracampeonato.

Um gol do brasileiro Juliano, aos 20 minutos de jogo, abriu o placar para o Nacional no clássico da Ilha da Madeira, mas não conseguiu subiu para o quarto lugar da classificação, porque o senegalês Baba marcou o décimo gol no torneio, aos 22 do segundo tempo, e restabeleceu o empate, ainda assim insuficiente para o time visitante subir para a quinta posição.

O Marítimo jogou reduzido a dez jogadores a partir dos 28 minutos do segundo tempo, quando Marco Ferreira recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo.

Com o empate, a luta pelas vagas nas competições europeias termina a rodada como começou. O Nacional passa soma agora 36 pontos, mantendo-se no quinto lugar, a um ponto do Braga, em quarto, e com um ponto a mais do que o Leixões, em sexto, e dois em relação ao Marítimo, sétimo colocado.

Na próxima rodada, o Nacional joga fora de casa contra o lanterna Rio Ave. O Marítimo pega o Trofense.

Rodada

Na ponta da tabela, o Porto bateu em casa o Naval por 2 a 0, com gols dos argentinos Mariano Gonzalez e Lucho Gonzalez, e passou a ter quatro pontos a mais do que o Sporting, segundo colocado.

Depois da dupla humilhação diante do Bayern de Munique, em que foi eliminado da Liga dos Campeões com duas goleadas, o Sporting ganhou em casa do Rio Ave por 2 a 0 e subiu à vice-liderança, com a ajuda do Benfica.

Jogando no Estádio da Luz, o Benfica, único time que ainda não tinha perdido em casa, foi derrotado por 1 a 0 pelo Vitória de Guimarães e pode ter dito um adeus definitivo ao título.

Na luta contra o rebaixamento, a rodada foi muito favorável para o Paços Ferreira, que goleou em casa o Leixões por 4 a 0, e o Vitória de Setúbal, com um triunfo fora de casa, por 1 a 0, diante do Trofense.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos