Bons jogadores são bem-vindos a Portugal, afirma Eusébio

Brasília, 19 mar (Lusa) - O ex-jogador Eusébio, a maior figura da história do futebol português, defendeu, em Brasília, que a seleção lusa deve estar sempre aberta a bons jogadores, independentemente da sua naturalidade.

"Um bom jogador é sempre bem-vindo para a seleção portuguesa", afirmou Eusébio à Agência Lusa, ao ser questionado sobre a dupla nacionalidade dos atletas, cada vez mais comum no esporte.

O próprio Eusébio nasceu em Moçambique, mas defendeu a seleção portuguesa, eliminando o Brasil em 1966, quando Portugal chegou terceiro lugar, vencendo a União Soviética.

A globalização do futebol foi um dos temas mais debatidos durante o Fórum Soccerex, evento sobre o mercado do futebol mundial que se realizou esta semana em Brasília e contou com a participação do "Pantera Negra".

A atual tendência de jogadores defenderem a camisa de equipes de outros países já chamou a atenção da Fifa. Na Eurocopa-2008, 33 jogadores de diferentes países defendiam as 16 seleções participantes.

A seleção portuguesa atualmente conta com os jogadores brasileiros naturalizados Pepe e Deco.

O número de brasileiros que imigra para tentar a sorte no futebol europeu, principalmente em equipes da segunda divisão, é alto e será tema de um livro, que será lançado pela editora Salesiana.

Copa do Mundo

Eusébio desejou "sucesso" ao Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, evento que volta a ser realizado na América do Sul, após 36 anos, já que a Argentina foi anfitriã do campeonato de 1978.

O potencial econômico da Copa também foi um dos temas abordados durante o Fórum Soccerex. De acordo com um estudo preliminar do Ministério do Turismo, são esperados 600 mil turistas estrangeiros no Brasil durante o Mundial.

Os projetos de organização para receber a Copa incluem melhorias da infraestrutura de aeroportos e hotéis, por exemplo, nas cidades brasileiras em que haverá jogos e na capacitação de mão-de-obra qualificada nos serviços.

Em São Paulo, muitos taxistas já fazem cursos de inglês e espanhol, de olho nos turistas de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos