Final da Copa da Liga rende R$ 1 milhão a Sporting e Benfica

Lisboa, 20 mar (Lusa) - O Sporting e o Benfica, que sábado vão disputar a final da Copa da Liga portugues, vão receber cerca de 350.000 euros (R$ 1,068 milhão no câmbio atual) em prêmios monetários distribuídos pela Liga de clubes.

De acordo com o regulamento da competição, o valor dos prêmios monetários é calculado em função do montante das receitas líquidas provenientes dos direitos de exploração comercial e publicitária, e do montante correspondente a 30% das receitas líquidas vindas dos direitos de transmissão televisiva.

Fonte da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) revelou à Agência Lusa que, embora as contas da competição só são fechadas na segunda-feira, o valor dos prêmios deverá ser semelhante ao pago na última temporada, cerca de 3,3 milhões de euros.

O regulamento prevê, antecipadamente, os valores a serem pagos em cada rodada da competição aos clubes participantes, sendo que o Benfica e o Sporting, que apenas participaram nas três derradeiras fases, já amealharam 349.000 euros.

A presença na terceira fase rendeu 89.375 euros aos dois "grandes" de Lisboa, que, nas semifinais, ganharam 111.125, enquanto a presença na final vale 148.500.

Eliminados nas semifinais, por Sporting e Benfica, respectivamente, o Porto e o Vitória de Guimarães vão receber 200.500 euros.

Na tabela dos rendimentos da Copa da Liga, a grande surpresa é a presença do Olhanense, líder da segunda divisão do país, na quinta posição, com 179.210 euros.

Esta posição na tabela justifica-se pelo fato de o time do Algarve ter sido o único do escalão secundário a atingir a terceira fase.

O Vitória de Setúbal, vencedor da primeira edição da Copa da Liga, na temporada passada, não foi além da terceira fase, prestação que lhe valerá cerca de 89.375 euros.

No fundo da tabela estão sete clubes da Segundona, que foram eliminados logo na primeira fase da prova, mas que ainda ganharam 44.000 euros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos