Rivais na Liga, Porto já eliminou Manchester Utd. duas vezes

Porto, 20 mar (Lusa) - O "gigante" Manchester United, campeão europeu e mundial, já foi eliminado duas vezes pelo Porto, a última delas no trajeto dos "dragões" rumo ao seu segundo título europeu de futebol, na temporada 2003/2004.

O sorteio realizado nesta sexta-feira na sede da Uefa, em Nyon, Suíça definiu que o Porto encara o Manchester United nas quartas-de-final da Liga dos Campeões, jogando o primeiro encontro fora, em 7 ou 8 de abril.

Depois de visitar Old Trafford, o Porto recebe os campeões ingleses no encontro de volta, marcado para 14 ou 15 de abril, no Estádio do Dragão.

Em 2003/2004, o Porto recebeu primeiro o United e venceu por 2 a 1: Quinton Fortune inaugurou o marcador, aos 14 minutos, mas dois gols do sul-africano Benny McCarthy, aos 29 e 33 do segundo tempo, colocou a equipe então orientada por José Mourinho mais perto dos quartas-de-final da Liga dos Campeões.

Os "dragões" deslocaram-se então a Manchester com a vantagem e, depois de Scholes ter marcado aos 32 minutos e ter visto um gol mal anulado no final do primeiro tempo, o meia Costinha silenciou Old Trafford, no último minuto, fazendo o 1 a 1 que colocou os campeões portugueses nas quartas-de-final.

Depois, seguiram-se os franceses do Lyon, os espanhóis do Deportivo La Coruña e os também franceses do Monaco, derrotado na final de Gelsenkirchen, Alemanha, por 3 a 0.

Também em 1977/1978, os "azuis-e-brancos" conseguiram afastar os "red devils": na Copa das Taças, o Porto goleou por 4 a 0 no estádio das Antas (um hattrick de Duda e outro gol de Oliveira) e perdeu por 5 a 2 em Manchester (dois gols de Seninho), classificando-se para as quartas-de-final da competição já extinta.

Em 1996/1997, na fase de grupos da Liga dos Campeões, a equipe portuguesa saiu goleada de Old Trafford por 4 a 0 e empatou sem gols nas Antas.

O Manchester United, líder do Campeonato Inglês, conta no seu plantel com os portugueses Cristiano Ronaldo e Nani, e com o brasileiro Anderson, ex-jogador do Porto.

Caso elimine o Manchester United, nas semifinais o Porto enfrentará o vencedor do duelo entre os espanhóis do Villarreal e os ingleses do Arsenal. O duelo de ida será em casa, em 28 ou 29 de abril, e o da volta fora, em 5 ou 6 de maio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos