Católicos apoiam papa na conversão dos adeptos da feitiçaria

Luanda, 21 mar (Lusa) - Membros da Igreja Católica angolana reconhecem que "o assunto dos feiticeiros", citado pelo papa Bento 16 durante sua homilia na Catedral de São Paulo, "só pode ser resolvido" através da evangelização.

"É uma realidade que está aqui, e é preciso que nós, devagarinho, tentemos evangelizar. Essa é uma cultura que temos de desmascarar porque o melhor é o evangelho e não essas magias todas que andam por aí", disse à Lusa a missionária brasileira Loris Trevisa, há mais de cinco anos em Angola e diretora de uma escola com 1.600 alunos.

Para a missionária, trata-se de uma questão cultural presente em várias regiões do país. "Isto acontece muito por causa da falta de informação e da ignorância das pessoas. Temos um desafio muito grande pela frente, na medida em que a gente constata essa presença e, por isso, tal como disse o papa, temos de fazer entender a cultura do Evangelho".

Também o bispo de Malange, D. Luís Maria, na saída da catedral no final da missa, avisa que o assunto não pode ser esquecido pela Igreja Católica angolana.

"É uma questão muito importante. Essa coisa dos feiticeiros influi muito na vida das famílias e também entra na Igreja. É verdade que este é um dos problemas que temos no trabalho normal e que é preciso combater porque isso dificulta muito a evangelização", afirmou.

"É necessário esclarecer todos esses assuntos porque esses feiticeiros são uns enganadores que vivem à custa da ignorância do povo", disse ainda o bispo.

O papa Bento 16 celebrou a primeira missa em Angola na Catedral de São Paulo, o santo padroeiro da cidade de Luanda. Nesta tarde, haverá um encontro do pontífice com 25 mil jovens angolanos no Estádio dos Coqueiros, na capital do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos