Angola treina no Algarve já visando Copa das Nações-2010

Olhão, Faro, 25 mar (Lusa) - Os jogadores da seleção angolana pretendem tirar o máximo proveito do estágio que a equipe realiza em Portugal para estarem em forma para a disputa da Copa das Nações Africanas (CAN), que o seu país vai acolher em 2010.

Com a presença garantida na qualidade de anfitriã e sem jogos oficiais marcados, depois da eliminação das eliminatórias africanas para o Mundial de 2010, apenas resta ao time comandado por Mabi de Almeida aproveitar as datas Fifa para reunir os jogadores e testar a equipe em alguns jogos amistosos.

Durante o estágio de preparação para a CAN-2010, no Algarve, que começou domingo e termina no dia 31, a equipe disputa dois encontros, um com Cabo Verde, nesta quarta, no estádio José Arcanjo, casa do Olhanense, e outro com Marrocos, em 1° de abril, em Lisboa.

Por isso, tanto Kali, jogador que atua nos suíços do Sion, como Roger, do 1º de Agosto, e Jamba, do ASA, manifestaram a convicção de que a equipe vai aproveitar da melhor forma estes dias em conjunto.

"Este ano os jogos de preparação que vamos ter têm um único objetivo, que é afinarmos a estratégia para apresentarmo-nos bem na CAN. O estágio está a correr bem, foi uma oportunidade proporcionada por uma data Fifa, em que podemos estar todos juntos, pois é assim que vamos trabalhar a estratégia para a CAN em 2010, já que não vamos ter jogos oficiais este ano", afirmou Kali.

Copa para Angola

O jogador do Sion sabe que o fato de Angola receber a competição coloca pressão nos ombros da equipe para, pelo menos, melhorar o resultado obtido na última CAN, quando chegou às quartas-de-final.

"É normal que o público nos exija (a semifinal). Na última CAN, passamos às quartas-de-final e fomos eliminados pelo campeão, o Egito. Tem sido tradição a equipe da casa ganhar a prova e estamos conscientes dessa responsabilidade. Sabemos que não vai ser fácil, vão estar presentes as grandes seleções do continente, mas temos de suportar a pressão e dar o nosso melhor", disse.

O jogador angolano reconheceu ainda que o fato de a equipe ter ficado fora do campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul, "aumenta a pressão" para a CAN, que "será o Mundial para Angola".

Roger considerou, por sua vez, que "a próxima data Fifa será só em agosto" e tem que "se aproveitar as datas da Ligas dos Campeões e Copa da Uefa para juntar o grupo".

"É difícil juntar os jogadores em Angola, porque jogamos todos na Europa, por isso vamos fazer mensalmente um jogo. Portugal é um país irmão, sentimo-nos bem, o último estágio antes da CAN-2006 também foi cá e não há razões de queixa", defendeu.

Apesar de a equipe ser um pouco diferente da que esteve presente no Mundial de 2006, na Alemanha, Roger diz que a "equipe tem miúdos [jovens] bons e até ao próximo ano Angola vai conseguir fazer uma boa equipe" para compensar o país da "frustração" de não ter se qualificado para Àfrica do Sul.

"Sabemos que há uma certa pressão, porque houve um grande investimento do governo, mas estamos preparados para isso e vamos ultrapassar", assegurou o jogador do 1º de Agosto.

Também Jamba considerou que a não qualificação para a Copa deixa Angola com o sentimento de o seu Mundial será a CAN.

"Como não nos qualificamos, o nosso Mundial será a CAN em Angola. Vamos ter muitas exigências e temos de trabalhar e dar o máximo, uma vez que só temos mais uma data Fifa, e temos de melhorar a imagem da equipe em Angola", disse, referindo-se à goleada com o Mali, na França, em fevereiro.

Jamba lembrou o trabalho realizado na última Copa das Nações Africanas, com a chegada às quartas, por isso disse que o objetivo é "tentar chegar pelo menos às semifinais e se possível à final".

"Temos o apoio do nosso povo, temos a nossa galera a puxar por nós, por isso temos tudo para chegar às meias-finais ou à final", defendeu Jamba, para quem "o enfarte com o Mali" vai ser ultrapassado com o encontro de hoje com Cabo Verde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos