Diferente de rivais, Porto tem torcida por mérito, diz estudo

Porto, 25 mar (Lusa) - O Porto é o clube de futebol que ganha mais torcedores pelas conquistas, enquanto Sporting e Benfica garantem seguidores pela área geográfica ou influência familiar, diz o estudo "O Futebol, as marcas e os adeptos [torcedores]".

Durante uma conferencia sobre marketing esportivo, realizada no Porto pelo Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam), o autor do estudo, Carlos Liz, defendeu que os torcedores do Porto têm crescido de forma evidente por causa da mentalidade vencedora instaurada.

"No nosso estudo, as pessoas mais velhas, para cima dos 40 e tantos anos, são do Benfica e Sporting, mas quando se desce na idade, particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do Porto. Não há o critério de família ou região, mas da meritocracia. E o Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor", disse.

O diretor-geral da Área de Planejamento e Estudos de Mercado (Apeme) concluiu que antigamente os torcedores escolhiam os clubes por exigência dos pais. Além disso, a criação de um novo modelo familiar também teria alterado as possibilidades de escolha.

"O Porto é escolhido pelo mérito. Por isso, os outros clubes têm de fazer pela vida para continuarem a merecer a atenção dos adeptos. Estamos perante um novo modelo de escolha", explicou.

Carlos Liz citou ainda outra inversão no fenômeno do futebol. De acordo com o especialista em marketing, cada vez mais as pessoas se unem pela amizade para assistirem a espetáculos esportivos.

"É particularmente interessante verificar que se vai ao futebol em grupo e, cada vez mais, com a inclusão de elementos do gênero feminino. Há uma grande renovação de mentalidades", afirmou.

O especialista também considerou que "alguns dos aspectos mais polêmicos do futebol não contaminam as marcas, porque estas são poderosas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos