Portugal encara tabu de nunca ter vencido a Suécia em casa

Por Rui Barbosa Batista, Agência Lusa

Porto, 26 mar (Lusa) - Se a história fosse uma ciência exata, Portugal estava em apuros na corrida ao Mundial-2010, pois em seis tentativas nunca venceu a Suécia em casa: sábado, no Porto, joga sem margem de erro.

O cenário no grupo 1 está longe de ser o esperado e desejado pelos lusos: A Dinamarca lidera com sete pontos em três jogos, mesma pontuação da Hungria (quatro partidas) e mais um do que a Albânia (cinco).

Portugal (quatro), com cinco pontos, está apenas no quarto posto, que divide com a Suécia (três), enquanto Malta (cinco) fecha o grupo com apenas um ponto.

Diante deste panorama, um triunfo frente à Suécia torna-se obrigatório caso a equipe de Carlos Queiroz queira, mesmo, tentar um inédito título mundial na África do Sul.

Num momento em que a qualidade do desempenho da equipe das Quinas tem sido questionado, a crueldade dos números fala por si e aumenta a responsabilidade: em seis desafios em casa, o melhor que Portugal conseguiu foi empatar dois, perdendo os outros quatro, tendo marcado metade dos gols do adversário (8 x 16).

A "boa" notícia é que a tendência está sendo invertida, pois, após quatro derrotas consecutivas, a equipe das Quinas passou para a fase dos empates.

Foi assim em 12 de outubro de 1986 com 1 a 1 (gol de Coelho) nas eliminatórias para a Eurocopa, seguindo-se um 2 a 2 (Pauleta e Nuno Gomes) em amistoso disputado em Coimbra em 28 de abril de 2004, de preparação para a Euro.

Curiosamente, o saldo é bem mais positivo para as cores lusas na Suécia, com três triunfos e outros três empates (o último deles um 0 a 0 em outubro nesta fase de classificação) e apenas duas derrotas.

O último revês caseiro ocorreu em 14 de novembro de 1984, quando, nas eliminatórias para a Copa, levou 3 a 1.

O saldo total dos 14 desafios anteriores ainda é favorável aos nórdicos: Portugal perdeu seis vezes e apenas ganhou três, registrando-se ainda cinco empates.

Curiosamente, nas nove partidas oficiais e nos cinco amistosos o saldo de gols é idêntico, 7 a 12 a favor da Suécia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos