C. Ronaldo promete vitória e diz que Portugal 'inspira medo'

Porto, 27 mar (Lusa) - O atacante Cristiano Ronaldo considerou nesta sexta-feira que Portugal inspira "medo", e que espera uma Suécia "defensiva" no sábado, no Estádio do Dragão, no Porto, em partida do grupo 1 das eliminatórias para Copa-2010.

"Espero um jogo disputado. A Suécia não vem cá para jogar aberto. Se jogar assim, vai perder por dois ou três gols. Há medo quando se joga com Portugal, disso tenho a certeza", disse o melhor jogador do ano em 2008.

Ao ataque, como melhor sabe jogar, o craque luso acrescentou: "estamos confiantes, temos jogadores fantásticos que jogam para a equipe. A Suécia não joga como nós, atua defensivamente e no contra-ataque. Sabemos o que temos a fazer para marcar. Estamos confiantes".

O atleta do Manchester United reconhece que Portugal não tem estado ao seu nível no grupo 1, mas garante que isso vai mudar, até porque sente que agora "a equipe está bem, com jogadores confiantes e otimistas num grande resultado".

"De jogo para jogo a equipe está melhor, mais confiante, madura. Espero que sábado as coisas corram bem e ganhemos", acrescentou.

Ronaldo lembra que a classificação para um mundial "não é fácil", até porque "Portugal não é a melhor equipe do mundo", mas acredita no triunfo frente aos nórdicos e na garantia da vaga para o Mundial da África do Sul, em 2010.

O tom otimista deu lugar a uma expressão mais rígida quando confrontado com o fato de supostamente não ter na seleção nacional o mesmo rendimento que o destacou no Manchester United.

"Não estou de acordo. As estatísticas não dizem isso. Se outros fizessem o que fiz, Portugal era campeão do mundo. O que faço na seleção é muito positivo. No meu clube as rotinas são diferentes da seleção, treino lá todos os dias...", explicou.

O camisa 7 de Portugal, que também foi provocado pelo atacante sueco Henrik Larsson, que o acusou de simular faltas com frequência, desvalorizou todas as críticas e garantiu que sábado vai estar apenas concentrado no desafio, que está determinado a vencer.

"Já estou habituado a provocações, mas não vão condicionar a minha forma de jogar. Quero estar bem e ajudar a equipe. É essa a prioridade", frisou.

Cristiano Ronaldo espera ainda um "ambiente fantástico" e destacou o "espírito bastante bom" dos novos integrantes da seleção, garantindo que "todos têm muita experiência, independentemente da idade".

"A equipe que vai entrar em campo vai dar o seu melhor. Todos vão ajudar-se uns aos outros. Só assim vamos conseguir ganhar. Tenho esperança e estou confiante de que vamos entrar bem e ganhar", garantiu o atleta que se revelou "disponível para jogar em qualquer posição que o selecionador entender".

Deco

Por sua vez, Deco, que garantiu estar disponível para jogar, prometeu "uma equipe com ambição e vontade de vencer".

"Queremos mostrar o que podemos fazer, com muito ambição e determinação. Assim, as possibilidades de ganhar são muito grandes", disse.

O meia luso-brasileiro do Chelsea considera que os cinco dias de concentração em Óbidos foram ótimos para reforçar o "bom ambiente" no grupo, classificando como produtivo o tempo que o plantel está junto.

O experiente jogador desvalorizou ainda a possível utilização de atletas menos experientes - o goleiro Eduardo e o lateral esquerdo adaptado Duda devem estrear -, considerando que o mais importante é que Portugal vai manter o sistema 4-3-3.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos