Portugal enfrenta Suécia nas eliminatórias da Copa do Mundo

Porto, 28 mar (Lusa) - Portugal tem neste sábado a primeira de seis finais rumo a Copa do Mundo, defrontando a Suécia no Estádio do Dragão, no Porto, obrigado a vencer para manter viva a ambição da classificação direta.

Apenas cinco pontos em 12 possíveis não seria difícil para a 10ª seleção do ranking da Fifa, que agora defronta a 25ª, com quem partilha o quarto lugar do Grupo 1, com cinco pontos, embora os nórdicos tenham um jogo a menos.

A Dinamarca (três jogos) e Hungria (quatro) lideram com sete pontos, seguidas da Albânia (cinco) com seis.

A história joga claramente contra Portugal, que em seis jogos em casa contra a Suécia nunca venceu: dois empates foi o melhor que se conseguiu, pois o resto resumiu-se a quatro derrotas.

O criativo Deco estava lesionado e era a grande preocupação da equipaede Carlos Queiroz, mas o meia do Chelsea está recuperado e apto a jogar: mesmo assim, há que ter em conta o fato de ter escassos minutos de competição nos últimos dois meses, em virtude de lesões.

No lado sueco, destaca-se a ausência do atacante Ibrahimovic, por muitos considerado como o melhor da atualidade, que cumpre castigo.

Os portugueses vão ter pela frente uma equipe poderosa fisicamente, com habitual rigor tático, um futebol bem organizado e com grande eficácia nas bolas paradas.

Apenas o primeiro classificado dos nove grupos se qualifica diretamente para a Copa, enquanto os oito melhores segundos disputam um play-off: caso não vença a Suécia, Portugal começa a complicar também as contas para o segundo posto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos