Portugal e África do Sul fazem amistoso para 'afinar' equipes

Rui Barbosa Batista, da Agência Lusa

Lausanne, Suíça, 30 mar (Lusa) ? As seleções de Portugal e África do Sul enfrentam-se nesta terça-feira, em Lausanne, Suíça, num amistoso com espíritos e objetivos opostos, mas ambos determinados a vencer para reforçar as suas convicções.

A equipe de Carlos Queiroz empatou sem gols no sábado com a Suécia, no Porto, e perdeu ainda mais gás na corrida por uma vaga na Copa-2010: em 15 pontos possíveis conquistou apenas seis e está a quatro das líderes Dinamarca (tem menos um jogo) e Hungria.

Dominar, criar oportunidades e desperdiçá-las tem sido a sina de Portugal no grupo 1, pelo que agora a equipe quer provar que está, de fato, revelando "progressos definitivos e claros", aspectos que, segundo o técnico, "são evidentes para todos".

Sempre com o Mundial-2010 em mente, Carlos Queiroz quer semear para o futuro e, por isso, deseja aumentar o núcleo de jogadores com "estofo internacional", o que só pode acontecer se der minutos de jogo aos menos utilizados na seleção.

O dilema do técnico está entre a solidificação de um time titular que tem mudado bastante ? já foram utilizados 25 atletas diferentes nos cinco jogos das eliminatórias ? e o de dar maior "experiência e maturidade" aqueles que têm pouco tempo de "alta competição" no conjunto das Quinas.

Avaliando pelas palavras da conferência de imprensa ? que nem sempre traduzem opções óbvias, como se viu no lançamento do Portugal x Suécia ? Queiroz deve manter boa parte do time que atuou no Dragão e lançar dois ou três novatos.

Bosingwa machucou-se contra a Suécia e foi dispensado, enquanto Pepe e Ricardo Carvalho foram substituídos e hoje treinaram à parte.

Do lado da África do Sul (72ª do ranking Fifa), vencer Portugal (10º) constitui uma motivação adicional para a Copa das Confederações, principalmente depois de vencer a Noruega (45ª) por 2 a 1 no último final de semana.

Na competição da Fifa, que ocorre em junho, os "bafana bafana" vão estar acompanhados do Brasil, Espanha, Itália, Egito, Iraque, Nova Zelândia e Estados Unidos.

O técnico brasileiro Joel Santana elogiou a "qualidade técnica" dos lusos, considerando-os o "teste ideal" para a sua equip, na qual quer incutir espírito vencedor: já formulou o objetivo de atingir as semifinais, no mínimo, do torneio que serve de aperitivo para a Copa do Mundo.

O suíço Massimo Busacca vai apitarr o desafio e será auxiliado por Manuel Navarro e Beat Hidber, enquanto Bruno Grossen será o quarto árbitro na partida que começa às 20h45 (16h45 de Brasília) no estádio Olímpico La Pontaise.

Equipes prováveis:

- Portugal: Eduardo; Nelson, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Duda; Raul Meireles, João Moutinho e Deco; Cristiano Ronaldo, Simão e Hugo Almeida.

- África do Sul: Khune; Gaxa, Booth, Mokoena e Masilela; Sibaya, Davids, Pienaar e Modise; Khenyeza e Parker.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos