Atacante brasileiro lidera lista dos melhores do Português

Lisboa, 3 abr (Lusa) - O atacante brasileiro Nenê, 25, do Nacional da Madeira, é o jogador mais valioso da atual temporada do Campeonato Português, levando-se em consideração o somatório dos gols marcados e dos passes para gol.

O artilheiro do Português, contratado no início da temporada junto ao Cruzeiro, é o destaque da principal competição do futebol luso.

Em 21 jogos disputados, Nenê, que já despertou a cobiça de clubes como Benfica, Porto, Lyon e Hamburgo, soma 15 gols e três assistências, o que perfaz um total de 18 lances em que esteve diretamente envolvido na obtenção de gols por parte da sua equipe.

O atacante que, segundo o presidente dos alvi-negros, Rui Alves, deverá abandonar o clube no final da temporada rumo a um campeonato financeiramente mais forte, está contribuindo decisivamente para a temporada realizada pelo Nacional, que ocupa o quinto lugar na tabela, posição que garante o acesso às competições europeias.

No segundo e terceiro lugares da lista dos jogadores mais valiosos aparecem, respectivamente, os atacantes Hulk, também brasileiro, e o argentino Lisandro López, ambos do Porto. Os dois jogadores somam 12 lances capitais, embora Hulk tenha, até o momento, oito gols e quatro assistências, enquanto o argentino obteve cinco gols e sete assistências.

Em relação a Lisandro, artilheiro do último Português, com 24 gols, sobressai o fato de somar apenas cinco gols em 22 jogos, enquanto no ano passado contabilizava 18 no mesmo número de partidas.

No entanto, este ano, o "9" portista compensou a perda de eficácia com um maior acerto no último passe e é o jogador do Português com maior número de passes decisivos para gol (7).

Na quarta posição do grupo dos mais valiosos, e completar o trio portista que faz parte desta lista, aparece o "capitão" dos tri-campeões nacionais, o argentino Lucho González, junto com o avançado brasileiro Liedson, jogador do Sporting, ambos com 11 lances decisivos, repartidos de igual forma por nove gols e duas assistências.

Com 10 lances capitais, surgem o atacante senegalês Baba e o paraguaio Óscar Cardozo, artilheiros de Marítimo e Benfica, respectivamente. O maritimista regista nove gols e apenas uma assistência, enquanto o benfiquista "faturou" sete vezes e assistiu três.

Os meias brasileiros Cristiano, do Paços de Ferreira, e Marcinho, do Marítimo, seguem-se na lista, com nove lances decisivos. O pacense soma cinco gols e assistiu os companheiros em quatro ocasiões, enquanto o jogador verde-rubro contabiliza quatro tentos e cinco passes para gol.

Com um total de oito lances decisivos surgem o atacante brasileiro William, jogador do Paços de Ferreira, que marcou oito gols em apenas onze jogos antes de se lesionar gravemente, o meia Wesley, que atuou no Leixões até janeiro, e o atacante camaronês Meyong, do Sporting Braga.

O angolano Djalma, do Marítimo, o lateral esquerdo Alonso, companheiro de Nenê no Nacional, e o "capitão" benfiquista, Nuno Gomes - único jogador português nesta lista -, todos eles também com oito lances capitais, finalizam o grupo dos 15 mais valiosos do Campeonato Português.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos