Mundialito de futebol reúne 3 mil crianças no sul português

Vila Real de Santo António, Faro, 8 abr (Lusa) - Cerca de três mil, dos seis aos 12 anos, divididas em 120 equipes de 23 países, vão participar até sábado da 16ª edição do Mundialito da Paz, em Vila Real de Santo António (Faro, sul de Portugal).

Estarão presentes no complexo esportivo da cidade clubes como os três "grandes" do futebol português, Benfica, Sporting e Porto, alguns "grandes" internacionais, como o Milan e o Ajax, mas, entre os times participantes, há uma composta por crianças de todo o país e que consegue resultados acima da média.

"Temos miúdos de Norte a Sul do país. Este é um projeto que vem da temporada passada, são meninos que são selecionados por observadores. É um projeto algo ambicioso, porque, desde o ano passado, já teve excelentes prestações em ambos os torneios para os quais é formada (mundialito e copa 21)", disse o treinador Pedro Rodrigues.

O técnico da equipe, que leva o nome dos patrocinadores, uma marca esportiva e um banco, frisa que o projeto "seleciona meninos vistos no país inteiro com qualidade para pertencer à equipe".

"Depois, uma vez por mês, desde novembro, o Sporting faculta-nos a academia para treinarmos, para eles se conhecerem e nós também percebermos melhor a qualidade que eles têm", explicou o treinador, adiantando que "no ano passado uma criança saiu para o Porto, quatro para o Sporting e quatro para o Benfica".

Pedro Rodrigues disse que "é esta também a dimensão da equipe", uma vez que os jogadores "são meninos que têm qualidade acima da média".

"Mas tem também as suas desvantagens, porque não treinam juntos, são meninos que se estão ainda agora a conhecer e vão conhecer-se ainda mais, mas tem, por outro lado, a vantagem de serem meninos escolhidos pela qualidade e, provavelmente, se possível, no final deste Mundialito irão representar outros clubes na próxima época", adiantou.

O treinador disse ainda que "tudo é feito no ano em que a competição existe".

"No ano passado foi formado um grupo, no início desta época, 2008/09, esse meninos já estavam a representar outros clubes. Este ano o que poderá acontecer é que, quando acabar o Mundialito, na próxima época, a de 2009/10, poderão estar a representar os três grandes clubes deste país".

Pedro Delgado, que é de Portimão e é o artilheiro da equipe, com 15 gols em quatro jogos, garantiu que o seu objetivo é "marcar muitos gols e ser o artilheiro do torneio", condição que atualmente lhe pertence.

"Gostaria de ir jogar num clube grande como o Benfica ou o Sporting. Acho que é possível, porque tudo é possível", disse o jovem jogador, nascido em 1997.

O novato considerou que integrar uma equipe destas "é uma experiência diferente", porque "há jogadores de todo o país".

"Nós nem nos conhecemos e num dia, após um treino, conseguimos jogar bem", contou, referindo-se aos quatro triunfos obtidos nas partidas realizadas.

Outro dos jogadores da equipe é Pedro Carneiro, que já passou pelas escolas do Benfica e agora defende o Sporting.

"Nós somos jogadores com muita qualidade e todos juntos parece que nos conhecemos", considerou o garoto, igualmente nascido em 1997, que tem como objetivo "jogar um futebol cada vez melhor e daqui a uns anos chegar ainda mais longe".

Apesar de já representar o Sporting, Carneiro assegurou que quer continuar no Sporting, porque "o ambiente e a escola são melhores".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos