Leixões reencontra vitória e afunda Rio Ave na lanterna

Matosinhos, Porto, 11 abr (Lusa) - O Leixões retornou neste sábado às vitórias no Campeonato Português, após quatro derrotas consecutivas, ao bater o lanterna Rio Ave, por 1 a 0, em jogo da 24ª rodada.

Os matosinhenses subiram ao sexto lugar, com 38 pontos, ultrapassando o Marítimo, com 36, e mantendo-se na luta por um lugar europeu.

O Rio Ave, que já não vence desde a 19ª rodada (1 a 0 sobre o Setúbal), confirmou o seu estatuto de pior ataque visitante (com apenas dois gols) e mantém-se no 16º e último lugar, com apenas 17 pontos.

O treinador matosinhense, José Mota, fez quatro alterações em relação ao time da rodada anterior (derrota por a 1 a 0 para o Sporting), retirando Laranjeiro, o suspenso Bruno China, Chumbinho e Jean Sony e lançando Vasco Fernandes, Ruben, Zé Manuel e Rodrigo Silva.

Os vilacondenses, com um meio campo de luta e um ataque que apostava na velocidade de Pedro Moutinho, Yazalde e Fábio Coentrão, conseguiram dividir o jogo durante a primeira parte.

A única oportunidade de gol foi do leixonense Elvis, aos 23 minutos, num lance em que o defensor quase surpreendia o goleiro Paiva com um corte a meio campo, em que a bola ganhou velocidade devido ao vento.

O Leixões teve mais posse de bola e mais arremates, mas foi obrigado a trocar por duas vezes de centroavante, face às lesões de Rodrigo Silva, aos 29 minutos, e do seu substituto Roberto, que esteve apenas seis minutos em campo.

O atacante, de 31 anos, fazia apenas o seu quarto jogo da temporada, que tem sido marcada por lesões persistentes.

Depois de um primeiro tempo morno e mal jogado, a segunda parte abriu com o primeiro gol do Leixões, aos 3 minutos, com Diogo Valente.

O atacante aproveitou um erro de Edson para tocar a bola sobre o goleiro e fazer o 1 a 0.

No minuto seguinte, Beto evitou o empate, com defesa apertada em cabeceio de André Vilas Boas, mas seriam os leixonenses que ficariam próximos do segundo tento nos minutos seguintes, embora tenham no máximo conseguido administrar o resultado até o apito final.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos