Cristiano Ronaldo é indicado a prêmio de atleta do ano

Londres, 16 abr (Lusa) - Cristiano Ronaldo é um dos seis indicados para Esportista do Ano do prêmio Laureus, ao lado do velocista Usain Bolt, do nadador Michael Phelps, do piloto Lewis Hamilton, do tenista Rafael Nadal e do motociclista Valentino Rossi.

A Laureus Sports Academy, organizadora do prêmio, divulgou que não haverá festa de gala neste, devido à crise econômica mundial, que torna "inapropriada" a cerimônia de entrega. Os homenageados receberão os troféus individualmente, entre maio e junho.

Os Jogos Olímpicos, principal competição de 2008, influenciaram a lista de indicados, com destaque para o jamaicano Usain Bolt, recordista mundial e campeão olímpico de 100 e 200 metros de atletismo, e para o norte-americano Michael Phelps, recordista de títulos olímpicos conquistados na natação.

O espanhol Rafael Nadal, atual líder do ranking mundial de tênis, o inglês Lewis Hamilton, campeão de Fórmula 1, e o italiano Valentino Rossi, campeão de MotoGP, também vão competir com o jogador português, eleito melhor jogador do Mundo pela Fifa no ano passado.

Na lista para o prêmio de Esportista do Ano do sexo feminino aparecem duas indicadas do atletismo: a campeã russa do salto com vara, Yelena Isinbayeva, e a etíope Tirunesh Dibaba, primeira mulher a conquistar ouro olímpico em 5.000 e 10.000 metros, na mesma edição.

Os EUA colocam na lista a tenista Venus Williams, pentacampeã em Wimbledon, e a esquiadora Lindsey Vonn. O grupo é completado pela nadadora australiana Stephanie Rice (cinco recordes mundiais em 2008) e com a golfista mexicana Lorena Ochoa.

Os prêmio Laureus contempla mais cinco categorias, incluindo equipes, onde competem a Espanha, campeã europeia de futebol, o Manchester United, que venceu a Liga dos Campeões, e o Boston Celtics, vencedor da final da NBA.

Os outros três indicados têm origem em Pequim-2008: a própria delegação olímpica chinesa, pelo recorde de medalhas obtido, a equipe britânica de ciclismo de pista (14 medalhas) e o atletismo da Jamaica, pelo domínio na pista olímpica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos