Porto derrota Académica por 3 a 0 e garante liderança

Coimbra, 19 abr (Lusa) - O líder Porto repôs neste domingo os quatro pontos de vantagem sobre o Sporting, ao vencer fora a Académica por 3 a 0, com gols de Rolando, Lisandro e Mariano, na 25ª rodada do Campeonato Português.

O Porto caminha, assim, a passos largos para a revalidação do título de campeão luso, o tetra. Para tal, basta não escorregar nas cinco rodadas que faltam para o final do campeonato.

O time comandado por Jesualdo Ferreira manteve, pois, a tradição de não perder em Coimbra, que dura há 38 anos, uma vez que é preciso recuar aos anos 70 para encontrar uma vitória dos "estudantes" sobre os portistas.

Apesar de ter registrado uma boa moldura humana, o número de 12 mil espectadores ficou aquém das expectativas de muita gente.

Na Académica, e em relação à equipe que foi alinhada na última rodada, no Estádio da Luz (vitória por 1 a 0 sobre o Benfica), o treinador Domingos Paciência colocou Amoreirinha para o lugar do castigado Luiz Nunes e Pedro Costa em vez de Hélder Cabral, pelas mesmas razões.

No Porto, o técnico Jesualdo Ferreira colocou Mariano Gonzalez no lugar do capitão Lucho Gonzalez, que está lesionado.

A Académica parecia querer comandar no jogo nos primeiros minutos, mas foi pura ilusão. Os atuais campeões lusos, a partir do nono minuto, começaram a acelerar e, até aos 45, só deu Porto.

Nos cinco minutos finais da primeira parte, a Académica pareceu ressuscitar, com Saleiro cabeceando ao lado do gol de Helton.

Na segundo tempo, a Académica veio mais espevitada e a, logo aos 47 minutos, Rolando introduziu, com o braço, a bola na sua própria trave, mas depois de ser empurrado por Orlando, pelo que o gol não valeu.

Mas, os forasteiros não descansaram e, em apenas três minutos, resolveram o jogo. Aos 57, Rolando deu o melhor seguimento a um livre bem direcionado de Raúl Meireles, inaugurando o placar, e, dois minutos depois, Lisandro converteu uma grande penalidade, resultante de uma derrubada pelo meia Amoreirinha.

O jogo estava sentenciado e, até ao fim, apenas o recém-entrado Éder obrigou Helton a grande defesa, aos 79 minutos, mas seria Mariano Gonzalez a confirmar a vitória.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos