Portugal aposta na reconstrução das relações com a Ásia

Lisboa, 21 abr (Lusa) - O ministro luso das Relações Exteriores, Luís Amado, reiterou nesta terça-feira a aposta de Portugal na reconstrução das relações com a Ásia, "uma das principais prioridades da estratégia portuguesa para os anos que aí vêm".

"Nós não podemos, de forma alguma, resignarmo-nos a uma condição europeia sem procurarmos afirmar naquilo que é o legado da nossa história e que nos diferencia e individualiza no contexto europeu", afirmou o chefe da diplomacia numa breve intervenção no "Ciclo de conferência de Macau", que acontece hoje e quarta-feira em Lisboa.

Amado considerou que "é chegado o momento de olharmos de novo para o mapa do mundo, para as regiões que se afirmam hoje como regiões dinâmicas e representativas de um pólo de poder na geopolítica internacional" sendo "a Ásia uma dessas regiões, sem dúvida".

Abertura

O ministro português classificou ainda de "inaceitável" Portugal acomodar-se ao fato de pertencer à União Europeia não abrindo portas a outros continentes.

"Orientamo-nos muito nos últimos 25 anos para a reinserção do país na Europa, fomos capazes de cumprir esse desígnio - de nos tornarmos um país estrategicamente e politicamente inserido no projeto europeu - e reconstruímos as nossas relações com África sendo agora a porta entre os continentes Europeu e africano", disse.

"A eventualidade de nos acomodarmos à existência europeia sem ambição, sem motivação e sem a convicção de que podemos dar ao projecto europeu uma dinâmica resultante da nossa própria experiência acumulada durante séculos de história no relacionamento com outras regiões do mundo seria absolutamente inaceitável", afirmou Amado.

"Estamos hoje em condições de afirmarmos a presença portuguesa naquela região", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos