Sporting e Santos angolano vão criar academia africana

Luanda, 23 Abr (Lusa) - O Sporting Clube de Portugal e o Santos Futebol Clube de Angola assinaram, em Luanda, um acordo de cooperação para a formação de jogadores angolanos que podem, no futuro, integrar a equipe portuguesa.

A cerimônia contou com a presença dos dois dirigentes máximos dos dois clubes, Filipe Soares Franco, pelo Sporting, e Ismael Diogo da Silva, pelo Santos, que assinaram o protocolo.

O acordo prevê a criação de uma academia de futebol em Angola, que deverá formar não só jogadores do Santos Futebol Clube, mas de todos os clubes angolanos.

O protocolo celebrado contempla as áreas de formação técnica, esportiva, documentação, promoção e formação.

O Sporting se compromete a prestar apoio de consultoria técnica às escolas de futebol do Santos, proporcionar estágios a treinadores e jogadores e formação junto das equipes de futebol de formação do Sporting nas datas em que forem acordadas pelas partes.

O clube luso também deverá concretizar uma política de intercâmbio, como apoio do Sporting em pré-temporadas, acolhimento de equipes do Sporting em Angola e agendamento de jogos amistosos.

O Santos se compromete ainda a vender, no território angolano, os produtos comercializados pelo Sporting, e poderá adquirir jogadores do time português.

Parceria

Filipe Soares Franco destacou a cooperação entre os dois clubes, que inicialmente vai vigorar por um período de dois anos.

"Para o Sporting, é uma honra e privilégio ser o primeiro clube português que celebra protocolos com um clube de Angola. Há mais de 25 ou 30 anos que o futebol português desconhece verdadeiramente o futebol angolano e que o futebol angolano desconhece o futebol português", afirmou Franco.

O dirigente não quis responder questões sobre o atual momento do time português, alegando que se encontrava em Luanda apenas para assinar o documento com o clube angolano.

Por outro lado, o presidente do Santos lembrou que o melhor jogador do mundo em 2008, Cristiano Ronaldo, é fruto da Academia de Alcochete e que existem outros grandes nomes que também saíram das camadas de formação do Sporting.

"Também o futebol angolano vai ter de passar pela aposta na formação e o Santos surge com este acordo na vanguarda deste desígnio, porque a academia que vai ser criada será para todos os clubes angolanos", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos