Porto se prepara para final de semana decisivo no Português

Porto, 30 abr (Lusa) - O Marítimo constitui domingo, provavelmente, o mais difícil obstáculo do Porto na caminhada rumo ao título do Campeonato Português, em uma 27ª rodada em que o perseguidor Sporting tem na véspera um desafio complicado em Coimbra.

A quatro rodadas do fim, os "dragões" visitam a Madeira, onde, por tradição, têm tarefa complicada para trazer os três pontos: ao contrário do opositor, os insulares nada têm a perder, mas os "dragões" têm muito a ganhar, pois um triunfo garante praticamente o tetracampeonato.

Com 60 pontos, a equipe de Jesualdo Ferreira tem quatro de vantagem sobre o Sporting, quando há apenas 12 pontos em disputa, ou seja, apenas um revés do tricampeão, acompanhado pelo triunfo "leonino", aumentará significativamente a emoção no final do campeonato.

O Sporting quer colocar pressão no adversário, mas vai ter pela frente uma Acadêmica determinada a complicar e que em casa apenas perdeu para o Benfica e o Porto.

Os "estudantes" (oitavos, com 32 pontos) estão tranquilos, pois, praticamente, já se livraram do rebaixamento, o que faz o Sporting ter cuidado redobrado, até porque o Benfica está a quatro pontos de ameaçar o seu lugar, que dá direito a sonhar com a presença na Liga dos Campeões.

O Benfica (terceiro, com 52 pontos) também se desloca à Madeira, enfrentando sábado o Nacional (quarto, com 46), que ainda alimenta a tênue esperança de lhe roubar o último lugar do pódio: as equipes estão separadas por seis pontos, e um triunfo dos insulares diminui a margem para apenas três, com nove por disputar.

Na dança da Uefa está também o Sporting Braga (quinto, com 45 pontos), que visita sexta-feira o Rio Ave, que venceu os últimos dois jogos e está em 13º, com 23 pontos, apenas dois acima da zona do rebaixamento.

No fundo da tabela, Trofense (19 pontos) e Belenenses (21), último e penúltimo, respectivamente, estão proibidos de perder pontos no embate de segunda-feira na Trofa, sob pena de praticamente sentenciarem a queda ao segundo escalação do futebol luso.

O Vitória de Setúbal (antepenúltimo, com 22 pontos) recebe o Paços de Ferreira (10º, com 28) e também está forçado a conquistar os três pontos, se não quiser complicar ainda mais a sua situação.

Confira os jogos da 27ª rodada do Campeonato Português:

Sexta-feira, 1º de maio

Rio Ave x Sporting Braga, 16h30 (horário de Brasília)

Sábado, 2

Acadêmica x Sporting 14h45

Nacional x Benfica, 16h45

Domingo, 3

Estrela da Amadora x Leixões, 12h

Vitória de Guimarães x Naval 1º de Maio, 14h

Vitória de Setúbal x Paços de Ferreira, 14h

Marítimo x Porto, 16h15

Segunda-feira, 4

Trofense x Belenenses, 15h45

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos