Porto pode garantir título se vencer Nacional da Madeira

Lisboa, 6 mai (Lusa) - O Porto pode conquistar no domingo o tetracampeonato português de futebol, mas terá de derrotar o Nacional da Madeira, a única equipe que já o venceu duas vezes no Estádio do Dragão no Campeonato Português.

Depois de ter aumentado para seis pontos a vantagem sobre o Sporting na última rodada, os portistas ficaram a apenas três pontos de conquistar o quarto título consecutivo e podem mesmo festejar no hotel, caso no sábado os "leões" percam em casa para o Vitória de Setúbal.

O treinador do Porto, Jesualdo Ferreira, poderá também entrar na história, ao se tornar o primeiro técnico português a conquistar três títulos consecutivos.

Contudo, o Nacional da Madeira não deverá querer fazer de "bombo da festa" e, na memória dos insulares, ainda estão as duas folgadas vitórias no Estádio do Dragão por 4 a 0, em 2004/05, e 3 a 0, na última temporada.

O time, que já garantiram na Liga Europa da próxima temporada, é a única equipe a ter vencido dois encontros no novo recinto dos "dragões".

O Sporting pode, por outro lado, garantir a presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas, para tal, precisa de vencer o Vitória de Setúbal e esperar que o Benfica seja derrotado pelo Trofense em casa.

Depois da derrota na Madeira, frente ao Nacional da Madeira (3 a 1), o Benfica regressa a casa para defrontar o "aflito" Trofense, num encontro em que Luisão poderá regressar à equipe, mais de um mês depois de se ter lesionado a serviço da seleção brasileira.

O Sporting de Braga poderá fechar o grupo dos times qualificados para as competições europeias, mas para isso é preciso vencer na segunda-feira o Belenenses para se juntar aos "três grandes", ao Nacional e ao Paços de Ferreira, finalista da Copa de Portugal.

O Leixões, que ainda espera por um deslize do Sporting de Braga, recebe a Académica, que, neste momento, apenas aspira à melhor classificação possível.

O lanterna Belenenses está obrigado a vencer para não complicar ainda mais sua luta contra o rebaixamento, num momento em que tem 21 pontos, menos um que o Trofense, menos três que o Rio Ave, que defronta na próxima rodada.

Na sexta-feira, o Rio Ave também tem um encontro complicado, contra o Vitória de Guimarães fora de casa. Já a Naval 1º de Maio e o Paços de Ferreira poderão carimbar definitivamente a permanência na primeira divisão, caso vençam o Estrela da Amadora e Marítimo, respectivamente.

Confira os jogos da 28ª rodada:

- Sexta-feira, 8 mai: Vitória de Guimarães x Rio Ave, 16h30 - Sábado, 9 mai: Benfica x Trofense, 15h00 Sporting x Vitória de Setúbal, 17h00 - Domingo, 10 mai: Paços de Ferreira x Marítimo, 12h00 Naval x Estrela da Amadora, 12h00 Leixões x Académica, 14h00 Porto x Nacional, 16h15 - Segunda-feira, 11 mai: Belenenses x Sporting de Braga, 15h45

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos