Após tetra, Porto é o europeu com mais títulos no século 21

Lisboa, 11 mai (Lusa) - A conquista do tetracampeonato português faz do Porto o clube com mais títulos nacionais e internacionais de futebol nos nove primeiros anos do século 21, liderando um ranking com 30 países da Uefa.

Ao garantir o sexto título nacional, o time soma 16 troféus conquistados desde 2001: seis campeonatos, três Copas de Portugal, quatro supertaças Cândido de Oliveira, uma Liga dos Campeões, uma Copa da Uefa e uma Taça Intercontinental.

O tetra permitiu aos portistas se distanciarem dos franceses do Olympique de Lyon, que também contabilizavam 15 conquistas no século 21 (sete campeonatos, uma Copa da França, uma Copa da Liga e seis supertaças), mas estão praticamente afastados da luta pela revalidação do título.

Com duas conquistas a menos, surgem os alemães do Bayern de Munique (cinco campeonatos, quatro taças, duas taças da Liga, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental), que ainda lutam pela vitória no Campeonato Alemão.

Depois entram os lituanos do Kaunas (seis campeonatos, quatro taças e três supertaças), que abandonaram o Campeonato Lituano, e os escoceses do Celtic, que atualmente seguem na segunda posição da competição local, depois de já terem ganhado a Copa da Liga desta temporada.

A possibilidade de revalidar os títulos da Liga Inglesa e da Liga dos Campeões, permitem ao Manchester United, com 12 troféus conquistados (quatro campeonatos, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga, três supertaças, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes), aspirar ao topo da tabela.

Com um desempenho semelhante, em números (12), os pentacampeões gregos, Olympiacos, apenas com troféus internos (oito campeonatos, três taças e uma supertaça) e os russos do CSKA de Moscou (três campeonatos, quatro taças, quatro supertaças e uma Copa da Uefa), superam alguns dos "grandes" europeus: Real Madrid (10), Liverpool (9), Milão e Inter Milão (8), Arsenal (7), Chelsea e Juventus (6) e Barcelona (5).

Pelo meio, surgem equipes com registros igualmente notáveis, internamente, como o Dínamo de Kiev (11), Levski de Sofia, PSV Eindhoven e Shaktar Donetsk (10), Ajax Amesterdam, Dínamo Bucareste, Club Brugge, Apoel, Dínamo de Zagreb e Glasgow Rangers (9).

Rivalidade lusa

No contexto nacional, o tetra do Porto duplicou o número de troféus conquistados pelo Sporting e o triplo do Benfica nos últimos nove anos.

Com um campeonato, três taças e quatro supertaças, o Sporting ocupa o segundo lugar do ranking luso, com mais quatro troféus do que o Benfica, que conta um troféu de cada prova nacional.

A Copa de Portugal conquistada em 2005 e a Copa da Liga de 2008 fazem do Vitória de Setúbal a quarta equipe com mais títulos neste século, à frente do Boavista, que venceu o Português em 2001.

A liderança do Porto no contexto da União Europeia pode até ser reforçada, se, em 31 de maio, a equipe comandada por Jesualdo Ferreira bater o Paços de Ferreira, na final da Copa de Portugal, passando a somar 17 troféus.

Também com 16 conquistas, mas fora do "top-30" da Uefa, os armênios do Pyunik já conquistaram neste século oito campeonatos, três taças, a última das quais no sábado frente ao Banants, e cinco supertaças.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos