Estudo acadêmico diz que time do Porto é principal marca lusa

Porto, 13 mai (Lusa) - O Futebol Clube do Porto é "um dos poucos clubes portugueses no qual compensa" apostar em patrocínios e a "marca número um em Portugal", defenderam, na cidade do Porto, os acadêmicos José Vale e Elisabete Serra.

Na apresentação da tese de mestrado de José Vale - "O impacto do patrocínio no capital das marcas: um estudo aplicado ao FC Porto" -, os dois acadêmicos ressaltaram o poderio do tetracampeão português antecipado, considerando que a aposta no clube terá sempre retorno financeiro para os patrocinadores.

"O Porto, neste momento, é dos poucos clubes no qual compensa investir em patrocínios. Um patrocinador quer-se colocar à imagem do patrocinado e o Porto anda numa onda de vitórias. Desta forma, os patrocinadores querem aproveitar essa onda para seu próprio benefício", disse à Agência Lusa José Vale.

Elisabete Serra, professora associada da Universidade Lusófona, vai mais longe na análise e coloca o Porto no primeiro lugar do ranking das marcas portuguesas.

"O capital da marca do Porto é tão forte, que todas as outras que se associarem a ela têm claramente retorno garantido. Neste momento, coloco o Porto em primeiro lugar. Não tenho dúvida nenhuma que é a marca mais forte em Portugal neste momento", disse.

O diretor-geral da Porto Comercial, Henrique Pais, recordou que o Porto tem sido um clube vencedor nos últimos anos, fato que, por si só, o coloca como alvo preferencial dos investidores.

"Como ganhamos mais vezes é natural as marcas apostem mais no Porto. Creio que nos últimos anos o Porto tem sido o grande embaixador português das marcas portuguesas no estrangeiro", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos