Campeão da série B lusa, Olhanense sobe após 35 anos

Lisboa, 17 mai (Lusa) - O Olhanense sagrou-se neste domingo campeão da Liga de Honra (segunda divisão do futebol português) e garantiu o regresso ao escalão máximo do futebol luso 35 anos depois da última presença, graças a um triunfo na casa do Gondomar, por 1 a 0.

Um gol do cabo-verdiano Toy permitiu aos algarvios festejar, na penúltima rodada da Liga de Honra, a subida, num encontro que terminaram com nove jogadores, por expulsões de Messi e Djalmir.

Em período de compensação, Jorge Costa também recebeu ordem de expulsão, mas o ex-jogador da seleção lusa acabou por festejar o seu primeiro título como treinador.

Os rivais do Olhanense cumpriram a obrigação e venceram, mas, na última rodada, Santa Clara e União de Leiria lutarão pela última vaga na Liga portuguesa, nos estádios de Feirense e do Beira-Mar, respectivamente.

O Santa Clara manteve o ponto de vantagem sobre os leirienses, depois de vencer em casa a "aflita" Oliveirense (3 a 1), que se colocou em vantagem aos 11 minutos, por Vítor, mas ainda na primeira parte os açorianos garantiram a vitória, com os gols de Nuno Santos (13), Rincon (19) e Hernâni Borges (35).

Em São Miguel, o encontro acabou com uma invasão de campo dos torcedores, que festejavam a subida, que acabou por não se concretizar, porque a União de Leiria derrotou o Feirense, por 2 a 1.

Na luta pela manutenção, o Boavista aproveitou da melhor forma as derrotas do Gondomar, que caiu para o último lugar, e da Oliveirense, e deixou a zona de rebaixamento graças a um triunfo no campo do Estoril-Praia, por 2 a 1.

À partida para a derradeira rodada, o Boavista tem mais um ponto que a Oliveirense e três que o Gondomar, bastando aos "azadrezados" vencer o Sporting da Covilhã para garantir a manutenção, enquanto os dois adversários se enfrentam.

Contudo, uma derrota "atira" o Boavista para a terceirona, uma vez que os "axadrezados" têm desvantagem no confronto direto com Oliveirense e Gondomar.

Gil Vicente, Sporting da Covilhã, Desportivo das Aves, Beira-Mar, Portimonense e Vizela garantiram hoje matematicamente a manutenção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos