CPLP busca reconhecimento da Fifa para Copa sub-23

Lisboa, 20 mai (Lusa) - Uma delegação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúne-se nesta quarta-feira na sede da Fifa, em Zurique, com representantes da Federação Internacional de Futebol, para ver reconhecido no calendário desta instituição a Copa de Futebol Sub-23.

A informação foi divulgada pelo diretor de cooperação da CPLP, Manuel Lapão, em contato telefônico feito pela Agência Lusa para a Suíça.

A disputa da 1ª Copa Sub-23, em que participam seleções dos oito países membros da CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - está prevista para setembro próximo em Brasília, capital do Brasil.

Chefiada pelo secretário executivo da CPLP, o guineense Domingos Simões Pereira, a delegação integra, além do português Manuel Lapão, o brasileiro Lúcio Flávio da Silva, professor na Escola de Treinadores de Futebol da CPLP, uma iniciativa já concluída e que formou cerca de quatro dezenas de técnicos.

Na sua viagem à Suíça, Domingos Simões Pereira e Manuel Lapão levavam também na agenda uma reunião em Genebra, à margem da Assembleia Mundial da OMS (Organização Mundial de Saúde).

No encontro, que ocorreu na terça-feira, foi anunciado que se encontra operacional ao nível da CPLP a rede ePortuguêse.

Criada em 2005, com o patrocínio da OMS, a rede ePortuguêse visa sobretudo a divulgação em português para os países da CPLP de toda a documentação distribuída sobre saúde pela organização mundial.

Através da rede ePortuguêse, os países da CPLP terão acesso a uma Biblioteca Virtual sobre Saúde (BVS) e também à Biblioteca Azul, um projeto da OMS com informações básicas sobre saúde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos