Campeão da Copa de Portugal receberá R$ 1,4 mi de prêmio

Lisboa, 21 mai (Lusa) - A final da Copa de Portugal, que vai opor Porto e Paços de Ferreira no dia 31, no estádio Nacional (no Jamor, região da Grande Lisboa), tem o aperitivo este ano de dar 500 mil euros (R$ 1,4 milhão no câmbio atual) ao vencedor e o troféu "Homem do Jogo".

Hoje, na apresentação da final da competição, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) apelou para que o público compareça no estádio do Jamor a partir das 14h30, hora de abertura dos portões, para evitar grandes aglomerações na hora do jogo (17h, 13h de Brasília).

Gilberto Madail lembrou que o Jamor tem "alguns problemas de segurança" e também lhe faltam as condições que oferecem os estádios da Euro-2004, mas frisou que se trata de um "palco privilegiado e mítico", que todas as equipes gostariam de atingir.

A edição deste ano conta pela primeira vez com a distribuição de um prêmio monetário para o vencedor - 500 mil euros -, e para o finalista vencido - 200 mil euros -, além da atribuição do troféu Homem do Jogo, para o jogador eleito pelos torcedores como melhor em campo.

"Trata-se da primeira vez que foram distribuídos no total três milhões de euros, ao longo de todas as eliminatórias da Copa, provenientes do acordo com o patrocinador e das receitas da bilheteira", afirmou, acrescentando que o vencedor chegará a arrecadar um milhão de euros.

Esquema de segurança

Quanto à segurança, e devido ao fato de ser um jogo de alto risco, o subintendente Miguel Coelho explicou que vão existir três níveis de segurança, que será realizada em parceria entre a PSP e GNR.

A PSP ficará responsável pela coordenação do trânsito, contará com um corpo de intervenção, outro de inativação e detecção de explosivos, equipes cinotécnicas, de investigação criminal.

Já a GNR contribuirá com o esquadrão de cavalaria além da unidade territorial de trânsito. À semelhança de anos anteriores, os Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora deslocam para o estádio 80 membros com equipes de apoio a incêndios, médicos e paramédicos.

Logo às 8h de domingo do dia da partida, o entorno do Estádio Nacional - primeiro anel de segurança - ficará condicionado ao trânsito, com o fechamento na Avenida Pierre de Coubertain.

Os torcedores do Porto vão ocupar o topo Sul do Estádio, assim como no ano passado, e devem usar o acesso da CREL no sentido Caxias.

Por sua vez, a torcida do Paços de Ferreira vai ocupar o topo Norte do Estádio, sendo que o acesso será feito pela porta da Maratona.

O segundo anel de segurança estará montado junto à zona de torniquetes com equipes da PSP e GNR, enquanto no terceiro anel será a zona de revista antes da entrada no estádio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos