Quatro clubes lutam pela manutenção na elite do futebol luso

Lisboa, 21 mai (Lusa) - Com as primeiras posições definidas, sábado é o dia dos ameaçados na derradeira jornada do Campeonato Português, em que duas de quatro equipes vão ser obrigadas a deixar o convívio com os grandes do futebol luso.

Rio Ave, Vitória de Setúbal, Belenenses e Trofense, os dois últimos precisando vencer e a ainda dependendo dos "favores" de terceiros, concentram as atenções desta 30ª e última rodada do torneio que já consagrou o Porto como campeão.

Dos quatro, o Trofense é o time em maior dificuldade, já que ocupa a última posição e só se manterá em caso de triunfo na casa do Paços de Ferreira e que Belenenses e Vitória de Setúbal não vençam os seus encontros.

Nesta última situação, os comandados de Tulipa ainda poderão beneficiar-se de um eventual empate dos sadinos, que, em igualdade pontual com a equipe da Trofa, estão em desvantagem no confronto direto.

Difícil é também a tarefa do Belenenses, penúltimo colocado, que visita o Benfica, já com o terceiro lugar assegurado, precisando vencer e que o Vitória de Setúbal, seu concorrente mais próximo, não vença na Figueira da Foz a Naval 1º de Maio.

Os azuis do Restelo, caso os sadinos vençam, podem ainda permanecer na elite se vencerem e o Rio Ave, 13º colocado com mais três pontos que o Belenenses, perca na recepção ao Estrela da Amadora.

Acima da zona de rebaixamento e, portanto, apenas dependentes de si próprios, Vitória de Setúbal e Rio Ave têm assegurada a manutenção se vencerem os seus compromissos, com os vila-condenses podendo ainda empatar o seu jogo.

Com a questão do título definida, bem como a do segundo lugar, que dá acesso à segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e da Taça Europa, competição que substitui a Copa da Uefa, poucos são os motivos de interesse da ronda.

Dos três "grandes" do futebol português, apenas o Benfica tem um compromisso com influência no campeonato, ao receber o Belenenses, enquanto Sporting, que recebe domingo o Nacional, e Porto, anfitrião do Sporting Braga, decidirão apenas o quarto classificado.

Os insulares partem para esta rodada no quarto posto, com três pontos de vantagem sobre os "arsenalistas", e um empate em Alvalade assegura-lhes a posição, enquanto o Braga precisa vencer no Dragão e beneficiar-se da derrota da equipe madeirense.

Confira os jogos da 30ª rodada do Campeonato Português:

Sábado, 23 de maio

Vitória de Guimarães x Acadêmica, 13h (horário de Brasília)

Leixões x Marítimo, 13h

Benfica x Belenenses, 15h45

Paços de Ferreira x Trofense, 15h45

Naval x Vitória de Setúbal, 15h45

Rio Ave x Estrela da Amadora, 15h45

Domingo, 24

Porto x Sporting Braga, 15h

Sporting x Nacional, 15h

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos