Dois clubes lutam por acesso à elite do futebol português

Porto, 22 mai (Lusa) - O Olhanense festeja domingo a promoção à elite do futebol português e o título de campeão da segunda divisão do país, enquanto Santa Clara e União de Leiria discutem o outro lugar de acesso ao Campeonato Português, com vantagem para os açorianos.

Na última rodada da competição, que pode assistir à queda do histórico Boavista para os campeonatos amadores, o Santa Clara precisa apenas, em Santa Maria da Feira, repetir o resultado da União de Leiria em Aveiro, embora até possa perder, caso a equipe do Lis apenas empate.

Neste último caso, com o Olhanense já campeão, o Santa Clara ficaria com o segundo posto, com 52 pontos, os mesmos que a União, mas com vantagem, graças à vitória nos Açores e empate em Leiria.

O Olhanense, seja qual for o resultado das outras duas equipes, mantém sempre o primeiro lugar, embora até possa ser alcançado pontualmente pelo Santa Clara, caso perca na recepção ao Gil Vicente e os açorianos vençam na Feira.

Na luta pela descida, a indecisão é semelhante, pois são três os candidatos a cair para os campeonatos amadores, com desvantagem para o Gondomar e a Oliveirense, que partem para a derradeira rodada nas última e penúltima posições, respectivamente.

O Gondomar apenas garante a manutenção se ganhar em Oliveira de Azeméis e o Boavista perder em casa para o Sporting da Covilhã. Neste caso, seriam rebaixados a Oliveirense - adversário do Gondomar - e o Boavista, que cairia para o campeonato amador, depois do título da elite lusa em 2000/01.

Por outro lado, a Oliveirense pode assegurar a manutenção na Segundona caso empate e o Boavista não pontue ou ganhe e os "axadrezados" empatem ou percam.

O Boavista, no entanto, até parece o melhor posicionado para permanecer na Liga de Honra, bastando para isso um triunfo sobre o Sporting da Covilhã ou então que imite o resultado do jogo entre Oliveirense e Gondomar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos