Braga arranca empate na casa do tetracampeão Porto

Lisboa, 24 mai (Lusa) - O Braga impôs um empate, por 1 a 1, em pleno Estádio do Dragão, casa do tetracampeão Porto, fechando a 30ª e última rodada da edição 2008/2009 do Campeonato Português.

No jogo da consagração da conquista do título, em ambiente festivo que se repete há quatro anos consecutivos no Estádio do Dragão, o Porto, que recebeu o troféu de campeão, saiu na frente aos 42 minutos do primeiro tempo, com o argentino Farías.

Após o intervalo, aos 11 da etapa final, o brasileiro Edimar marcou a favor da equipe do treinador Jorge Jesus, provável sucessor do espanhol Quique Flores no comando técnico do Benfica, e restabeleceu a igualdade, mas sem estragar a festa dos donos da casa.

O mar azul e branco nas arquibancadas e as pinturas de rosto e cabelos poderão ter contribuído para a perda de concentração dos campeões, principalmente no primeiro tempo, em uma partida que o Braga levou sério o tempo todo.

No final do jogo, o técnico do Porto, Jesualdo Ferreira, ouviu os parabéns por mais um aniversário, mas a verdade é que o empate aumentou para 13 o número de pontos perdidos em casa nesta temporada, um número anormal para um campeão.

A rodada também determinou o rebaixamento do Belenenses, 11 anos depois, ao lado do Trofense, um ano depois de ter garantido pela primeira vez um lugar na elite do futebol luso.

Na Liga de Honra (série B portuguesa), o União Leiria garantiu a volta à primeira divisão do Campeonato Português, ao vencer fora de casa o Beira-Mar e aproveitar a derrota do Santa Clara diante do Feirense. Na outra ponta da tabela, o Boa Vista caiu para a terceira divisão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos