Liedson vira maior o artilheiro do Português neste século

Lisboa 25 mai (Lusa) - O atacante brasileiro Liedson, do Sporting, é o maior artilheiro do Campeonato Português no século 21, com 98 golos marcados em 172 jogos, deixando o segundo melhor, Simão Sabrosa, a 22 tentos de distância.

Além dos 98 gols marcados no Campeonato Português, Liedson soma mais 20 nas competições europeias, mais 15 na Copa de Portugal e mais oito na Copa da Liga, o que perfaz um total de 141 gols em 215 jogos em competições oficiais.

O Levezinho, como é chamado em Portugal, que já conquistou duas vezes o título de artilheiro do Português, nas temporadas 2004/05 e 2006/07, partia para a 30ª e última rodada deste ano no segundo lugar na lista, com 17 gols, a dois do atacante Nenê, também brasileiro, mas do Nacional, e que seria seu rival no estádio José Alvalade.

O Sporting venceu por 3 a 1, mas, ao ficar "em branco" e ver Nenê marcar, o Liedson perdeu a possibilidade de conquistar o troféu pela terceira vez, acabando no terceiro lugar, com os mesmos 17 gols do paraguaio do Benfica Óscar Cardozo, que disputou menos jogos.

Desde que joga em Portugal, Liedson, 31 anos, marcou duas vezes em 19 jogos, o que, tendo em conta os 172 jogos disputados na Liga, significa que conseguiu a proeza em mais de 10% dos encontros.

Liedson chegou ao fim da temporada em boa de forma, como o atestam os oito gols marcados nos últimos seis jogos na Liga, mas o seu campeonato mais produtivo desde que chegou a Alvalade, no início de 2003 com 25 anos, proveniente do Chorinthians, foi o de 2004/05.

Nessa temporada faturou 25 gols só no Português, além de ter sido o segundo artilheiro da Copa da Uefa, com nove tentos.

Em 2005/06 e 2006/07 manteve uma regularidade de 15 gols por temporada no Português, só quebrada em 2007/08, com apenas 11 gols marcados, por força de uma grave lesão no joelho que o fez parar durante vários meses.

Das muitas alcunhas que lhe têm atribuído nos últimos anos, uma há, "o senhor meio gol por jogo", que pode ser encarada em sentido literal, pois Liedson registra uma média de 0,56 gols por partida no Português, a qual sobre para 0,65 contabilizadas todas as competições oficiais.

Na história

Em 22 de outubro de 2008, Liedson entrou para a história do Sporting ao tornar-se o maior artilheiro de todos os tempos nas competições europeias, ao anotar o seu 19º gol frente ao Shaktar, na Ucrânia, em jogo da Liga dos Campeões.

Em cinco temporadas em Portugal, conquistou duas Copas de Portugal e duas Supertaças e protagonizou alguns casos polêmicos, como o atraso no regresso do Brasil após o Natal e o cartão amarelo visto frente ao Vitória de Guimarães que o impediu de participar no jogo do título de 2005, na Luz com o Benfica, ganho pelos "encarnados".

No segundo lugar do pódio dos artilheiros deste século está Simão Sabrosa, que marcou 76 gols no campeonato em 196 jogos com a camisa do Benfica, registrando uma média de 0,3 gols por jogo, marca tanto mais notável quanto o atual jogador do Atlético de Madrid é um extremo.

O terceiro é o centroavante do Benfica Nuno Gomes, que marcou 68 gols desde o início deste século em 194 jogos com a camisa do Benfica. O atual capitão "encarnado" está em sua 10ª temporada pelo clube da Luz.

No "top-5" dos artilheiros do Campeonato Português deste século posicionam-se o brasileiro Derlei, com 68 gols em 179 jogos por União de Leiria, Porto e Sporting, e o argentino Lisandro López, com 48 gols em 106 jogos pelo Porto.

Logo a seguir, ambos com 47 gols, estão o camaronês Meyong, que disputou 141 jogos por Vitória de Setúbal, Belenenses e Sporting Braga, e Zé Manel, que atuou em 245 jogos por Paços de Ferreira, Boavista, Sporting de Braga e Leixões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos