Manchester United e Barcelona decidem Liga dos Campeões

Lisboa, 27 mai (Lusa) - O Manchester United defende nesta quarta-feira em Roma o título europeu de clubes contra o Barcelona, numa final da Liga dos Campeões, que também deverá ser determinante para a escolha do melhor jogador do Mundo da Fifa, em que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são os grandes candidatos.

A final entre os dois times, que estão entre os mais ofensivos do futebol mundial, eleva as expectativas quanto à qualidade da partida, que tem o ingrediente adicional de juntar os melhores jogadores da atualidade.

Aos 24 anos, Cristiano Ronaldo goza do estatuto de melhor do mundo, mas começou a temporada se recuperando de uma operação e tardou um pouco mais a reencontrar o ritmo.

Acabou a Premier League com 18 gols (perdeu o título de artilheiro para Anelka) e tem sido decisivo nas eliminatórias, com destaque para a "bomba" que eliminou o Porto nas oitavas, em pleno Estádio do Dragão.

Messi, de 21 anos, está mais deslumbrado do que nunca no Barcelona (23 gols no Campeonato Espanhol). Tem revelado grande consistência e regularidade e é o artilheiro da Liga dos Campeões, com oito gols.

Detentor do troféu, o Manchester United tem uma oportunidade de ouro para ser a primeira equipe a vencer por duas vezes consecutivas a Liga dos Campeões desde que esta assumiu esta designação, há quase duas décadas.

Em Roma, os "red devils" procuram o quarto troféu de melhor equipe da Europa - terceiro sob o comando de Alex Ferguson -, enquanto o Barcelona pode conquistar a taça pela terceira vez.

Os ingleses venceram todas as finais em que jogaram, enquanto o Barcelona apenas venceu duas vezes em seis presenças.

Na luta de treinadores, Alex Ferguson pode ser o 10º a conquistar duas Taças dos Campeões Europeus consecutivas, enquanto Pep Guardiola, no seu ano de estreia, pode ser o sexto a vencer o troféu como jogador e como técnico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos