Portugal se apega a histórico para superar Albânia no sábado

Por Nuno Filipe Ortega, da Agência Lusa

Lisboa, 4 jun (Lusa) ? Portugal visita neste sábado pela segunda vez a Albânia e, para manter aspirações na classificação para a Copa-2010, está proibido de repetir o empate em Braga, no único deslize frente à seleção balcânica.

Depois de três vitórias, Portugal cedeu o primeiro empate com a Albânia em 15 de outubro de 2008, ne Estádio Municipal de Braga, num resultado que pode ter sido fatal nas eliminatórias para o Mundial da África do Sul.

Apesar de ter atuado 48 minutos com um jogador a mais, depois da expulsão de Admir Teli, Portugal não conseguiu marcar e nem algum azar (bola de Hugo Almeida na trave), nem a excelente exibição do goleiro albanês ou um pênalti não marcado disfarçaram a fraca exibição lusa.

No sábado, Portugal joga pela segunda vez em Tirana e pela quinta vez contra a seleção albanesa, somando três vitórias e um empate no histórico de confrontos, nos quais marcou 10 gols e sofreu três.

Histórico

O primeiro encontro entre as duas seleções disputou-se em 10 de outubro de 1996, em Tirana, com Portugal conseguindo o mais folgado triunfo frente ao rival (3 a 0).

Luís Figo inaugurou o marcador, aos 11 minutos, e, já perto do final, Hélder (31) e Rui Costa (42) fizeram o resultado final, num duelo pelas eliminatórias para a Copa-98, na França.

Apesar da nova vitória, por 2 a 0, em 7 de junho de 1997, a "equipe das quinas", comandada por Artur Jorge, acabou fora da Copa, terminando a qualificação no terceiro lugar do Grupo 9, atrás da Alemanha e da Ucrânia.

No antigo estádio das Antas, no Porto, João Vieira Pinto, aos 14 minutos, e Luís Figo, aos 25 do segundo tempo, marcaram os gols portugueses.

Já com o brasileiro Luiz Felipe Scolari no banco, a seleção portuguesa voltou a encontrar a Albânia, agora num amistoso, no estádio do Restelo, em Lisboa, vencendo por 5 a 3.

Luís Figo voltou a marcar, aos 8 minutos, mas a seleção balcânica chegou, surpreendentemente, vencendo no intervalo, graças aos gols de Adrian Aliaj.

Simão, Rui Costa , Pauleta e Miguel acabaram dando o triunfo a Portugal, apesar de Adrian Aliaj ter marcado novamente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos