Ida de C. Ronaldo ao Real renderia R$ 7 mi ao Sporting

Lisboa, 11 jun (Lusa) - A transferência de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid vai render ao Sporting uma verba de cerca de 2,5 milhões de euros (R$ 6,9 milhões no câmbio atual), devido ao clube de Alvalade por ter formado o jogador português.

O valor exato vai depender sempre da verba final acordada entre os dois clubes, cabendo, no entanto, aos "leões" um número que deverá se situar entre 2,5% da transferência.

Estes cálculos são feitos com base no artigo 21 do capítulo de compensação por formação e mecanismo de solidariedade previsto no regulamento de transferências de jogadores da Fifa.

O regulamento divide porcentagens de acordo com os anos que o jogador esteve no clube que o formou, recebendo o clube formador 0,25% entre os 12 e os 15 anos e 0,50% dos 16 aos 23 anos.

Ronaldo chegou ao Sporting com 11 anos, na temporada de 1996/97, proveniente do Nacional, e onde permaneceu até 2002/03, antes de se transferir por 17,3 milhões de euros para o Manchester United.

O Sporting poderá assim encaixar um valor que representa um quarto daquilo que ganhou nesta última temporada na Liga dos Campeões, onde chegou às quartas-de-final, o que lhe permitiu arrecadar 10 milhões de euros, sem contar com os ganhos de bilheteira e direitos televisivos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos