Sporting larga na frente em Portugal e inicia pré-temporada

Lisboa, 24 Jun (Lusa) - O Sporting, obrigado a passar duas eliminatórias para chegar à fase de grupos da próxima Liga dos Campeões, é o primeiro clube da elite do futebol português a iniciar os trabalhos de pré-temporada, já na próxima sexta-feira.

Ao contrário do que ocorreu na temporada passada, os "leões" não têm entrada direta na "Champions", que passou oferecer vaga automática na fase de grupos apenas ao campeão português (Porto), o que obriga o Sporting a começar mais cedo a preparação.

O Sporting, que volta a ser orientado por Paulo Bento, técnico que renovou recentemente contrato por mais dois anos, começa com a preparação na Academia de Alcochete e ainda sem o plantel definido, num momento em que passará a faltar cerca de um mês para o jogo de ida da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões (28 ou 29 de julho).

Dois dias depois, é a vez do Paços de Ferreira, outro dos envolvidos nas competições europeias, iniciar a pré-temporada, começando a preparar-se para o compromisso de 16 de julho, o de ida da segunda pré-eliminatória de acesso à nova Liga Europa, frente ao vencedor do confronto da rodada inaugural entre o Zimbru Chisinau (Moldávia) e o Okzhetpes (Cazaquistão).

O Benfica é o segundo dos três grandes a iniciar os trabalhos, em 29 de junho, agora sob orientação do treinador português Jorge Jesus e também com alguns reajustes por fazer no plantel, que começará oficialmente a temporada em 20 de agosto, dia agendado para o primeiro jogo dos "play-off" finais de acesso à Liga Europa.

No mesmo dia começa também a trabalhar o Sporting Braga, clube de onde saiu Jorge Jesus e que passará a ser treinado por Domingos Paciência, que deixou a Académica. Os bracarenses entram um pouco mais cedo em competição, já que começam a classificação à Liga Europa na terceira pré-eliminatória, cujo primeiro jogo está marcado para 30 de julho.

O Nacional, a outra equipa envolvida na qualificação à Liga Europa (também disputa os "play-off"), começa a trabalhar em 1° de julho, dia escolhido por mais quatro equipes da liga para o início da pré-temporada: Leixões, Vitória de Guimarães, Marítimo e Rio Ave.

Sem necessidade de disputar o acesso às competições europeias, o Porto é o último clube a entrar em ação numa temporada em que tentará o quinto título nacional consecutivo.

Entre os 16 clubes da primeira divisão portuguesa, apenas o Estrela da Amadora não tem ainda definido o dia do início de sua pré-temporada, já que continua por confirmar a presença no campeonato, em virtude das dívidas ainda por saldar ao fisco e segurança social.

Programa do início dos trabalhos:

26 de junho: Sporting

28 de junho: Paços Ferreira

29 de junho: Benfica e Sporting Braga

1° de julho: Nacional, Leixões, Vitória de Guimarães, Marítimo, Rio Ave

3 de julho: Vitória Setúbal e União de Leiria

5 de julho: Naval

6 de julho: Académica e Olhanense

7 de julho: Porto

Por definir: Estrela da Amadora

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos