Portugal e Irã criam órgão para estreitar relação econômica

Porto, 1° jul (Lusa) ? A Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Associação Industrial Portuguesa (AIP) e a Câmara de Comércio, Indústria e Minas do Irã constituíram o "Portugal Irã Business Council" com o objetivo de incrementar as relações econômicas entre os dois países.

De acordo com os promotores, o novo organismo pretende promover a exportação de produtos portugueses para o Irã e incentivar os negócios entre os dois países sobretudo no domínio dos serviços, turismo, tecnologia, conhecimento e propriedade intelectual.

O "Portugal Irã Business Council" vai ser presidido pelo gestor e acadêmico luso-iraniano Nader Haghighi, que tem como missão apoiar as empresas portuguesas cujos processos de internacionalização passam pelo mercado iraniano.

A nova plataforma de negócios já foi apresentada à comunidade empresarial portuguesa, numa sessão à porta fechada, em que estiverem presentes os presidentes da AEP e da AIP, José António Barros e Jorge Rocha de Matos, respectivamente, o embaixador da República Islâmica do Irã em Portugal, Rasool Mohajer, o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Basílio Horta, e o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro.

Segundo os promotores, está em estudo a possibilidade de a AICEP e a sua congênere iraniana integrarem o recém-criado organismo.

Neste contexto de promoção das relações econômicas luso-iranianas, uma das prioridades é diligenciar a obtenção de vistos nas embaixadas dos dois países.

O "Portugal Irã Business Council" está preparando um guia sobre o investimento no Irã (formalidades, legislação, tradições locais e ética) para ajudar os empresários portugueses a dar os primeiros passos.

Do plano de atividades, consta ainda a organização de missões empresariais, a criação de parcerias industriais entre investidores portugueses e iranianos, o apoio a eventos culturais e à criação de programas de intercâmbio estudantil entre Portugal e o Irã.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos