Torcida já aguarda apresentação de Cristiano Ronaldo

Por António Sampaio, Agência Lusa

Madri, 6 jul (Lusa) ? Os primeiros chegaram às cinco da manhã, alguns nem sequer são torcedores do Real Madrid ? preferem o Benfica ou até o Atlético de Madrid ? mas estão juntos às portas do Santiago Bernabeu para ver Cristiano Ronaldo nesta segunda-feira.

Muitos viajaram várias horas, de Múrcia, de Castellón ou de Valência, para a apresentação histórica do jogador português em que se espera casa cheia no estádio do Real Madrid e onde estarão, certamente, muitos portugueses.

Vários ônibus, que chegaram com torcedores, marcam já a entrada do estádio onde, num dos lados, são visíveis as vans das televisões, incluindo as três maiores portuguesas.

Longas horas antes das portas abrirem já largos grupos de jovens se concentram nos degraus das portas de acesso ao estádio, com uma ou outra bandeira portuguesa e camisas da seleção nacional portuguesa notando-se entre os muitos cachecóis e camisas do Real Madrid.

E entre eles há até quem seja espanhol e tenha optado por vir com a camisa portuguesa de Cristiano Ronaldo, como é o caso de Alex Hernando, que explica tê-la comprado "há muito tempo em Portugal".

"Já sabia que ele vinha para o Madrid", disse.

Questionado sobre se Cristiano Ronaldo é querido pelos torcedores do clube, o jovem aponta para as filas que começaram cedo e afirma: "Está claro, basta ver isto e nem é preciso eu responder a essa pergunta".

Alexandre Cordeiro, 19 anos, português, confessa que não é torcedor do Real Madrid ? "sou do Atlético de Madrid, mas isso é outra coisa", explica ? e garante que só veio pelo Cristiano Ronaldo.

"Isso hoje dos clubes não conta. Estou aqui pelo Cristiano Ronaldo. É um grande jogador e quis vir à apresentação", diz o jovem que chegou ao estádio às 9h (5h no Brasil).

Extra-campo

Para Cordeiro, como para outros torcedores ouvidos pela Lusa à porta do estádio, os maiores desafios de Cristiano Ronaldo serão "fora do campo" em que a pressão midiática, das pessoas e "das chicas" será "muito intensa".

"No campo vai correr bem. Já está habituado", admitiu o jovem que veio com uma bandeira portuguesa para o estádio.

Opinião partilhada Ruben dos Santos, torcedor do Real de Madrid e vivendo em Espanha desde os três anos, que confessa que na escola, e desde que a transferência do Ronaldo foi confirmada, só lhe falam do jogador português".

"Estão sempre a falar do Ronaldo porque sou português. É muito bom que ele tenha vindo para o Madrid", disse.

Também Alex Hernando admite que as pressões sobre Ronaldo serão maiores fora do campo, afirmando que a imprensa espanhola "do coração" é "péssima" e que estará constantemente com os olhos no jogador português.

"Dentro do campo quem terá mais pressão serão os defesas das outras equipes", disse o torcedor do Real que viajou de Castellón, no noroeste de Espanha, às 6h da manhã.

José Luis, também espanhol, sustenta o comentário, afirmando que Ronaldo se adaptará facilmente ao Real Madrid e que a pressão será na rua, dos torcedores e dos fãs do astro, classificado hoje num jornal espanhol como "um diamante de marketing".

Lotação

Sérgio Fernandez, que vive nos arredores de Madrid, explica que chegou ao estádio às 6h30: "Logo à noite vai ser mais confusão e por isso prefiro vir mais cedo".

Opção escolhida também por Jonathan Vieira, descendente de portugueses e já nascido na Espanha, que chegou ao estádio ao inicio da manhã, com uma bandeira portuguesa pelas costas.

"Isto é maior do que o Figo, até porque o Figo veio para o Real do Barça. Vai ser muito bom vê-lo jogar. Esperemos que aguente a pressão de fora. Vai ser complicado", diz o jovem.

Responsáveis do Real Madrid antecipam que a apresentação de hoje de Cristiano Ronaldo poderá bater um recorde, com mais de 80 mil pessoas nas arquibancadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos