Chanceler luso visita Iraque para fortalecer laço bilateral

Lisboa, 7 jul (Lusa) - O ministro português das Relações Exteriores, Luís Amado, chegou nesta terça-feira a capital iraquiana, Bagdá, onde vai se reunir com o chanceler Hoshyar Zebari, o vice-primeiro-ministro Rafaa Alaaysawe e o vice-presidente Tariq al-Hashimi, disse à Agência Lusa um membro da delegação.

Amado vai assinar um memorando de entendimento para consultas políticas bilaterais no encontro que vai manter com o ministro iraquiano.

As relações bilaterais, as relações União Europeia-Iraque, o balanço do esforço de reconstrução e reconciliação interna do Iraque e questões como o processo de paz do Oriente Médio também estarão em pauta.

A visita a Bagdad é a última etapa de uma viagem que levou o chanceler luso ao Paquistão, Afeganistão e Qatar.

Há cerca de um ano, numa cerimônia com cinco diplomatas iraquianos que receberam formação em Lisboa, Amado manifestou a intenção de visitar o Iraque e considerou estarem reunidas as condições para Portugal "retomar as relações" com o país asiático, após o esfriamento causado pelo fechamento da embaixada portuguesa em Bagdá em março de 2007 por razões de segurança.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos