Por dívidas, Boavista é rebaixado para terceira divisão lusa

Porto, 13 jul (Lusa) - A Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) rebaixou o Boavista à terceira divisão, convidando a federação a indicar duas equipes para completar os 16 clubes da Liga de Honra (segunda divisão lusa).

Na base da decisão do órgão executivo da LPFP, reunida nesta segunda-feira, está uma dívida de 159.317,94 euros do clube em relação à Liga, que deveria ter sido regularizada até 10 de julho, de acordo com comunicado publicado no site oficial da entidade.

"A Comissão Executiva, reunida hoje, face à não regularização por parte daquela SAD das dívidas da sua responsabilidade para com a LPFP, vencidas até 30/06/2009, (...) deliberou (...) a despromoção do Boavista (...) ao campeonato imediatamente inferior", indica a nota.

Como consequência, a LPFP arquivou o processo de candidatura do Boavista à participação na Liga de Honra em 2009/10 e se prepara para pedir que a Federação Portuguesa de Futebol indique dois clubes para completar a segunda divisão.

A Liga de Honra tem neste momento apenas 14 equipes, depois das quedas do Boavista e do Gondomar, esportiva e administrativamente, bem como do Vizela, também pela via administrativa, e da manutenção do Belenenses no escalão principal.

O Belenenses tinha terminado na zona de rebaixamento na temporada passada, mas foi convidado a participar na primeira divisão, depois de o Estrela da Amadora não ter conseguido cumprir os pressupostos financeiros da LFPF.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos