Jogo da Lusofonia terminam com domínio de Brasil e Portugal

Lisboa, 19 jul (Lusa) - O Brasil, com um total de 75 medalhas, e Portugal, com 71, dominaram a segunda edição dos Jogos da Lusofonia, marcados também pela franca adesão de público e por quatro casos confirmados de gripe A (H1N1).

O Brasil conquistou um total de 75 medalhas, entre 12 países, mais quatro do que a representação de Portugal, mas com uma diferença significativa no "ouro": 33 contra 25 conquistadas pelos atletas portugueses.

Se Portugal, com um total de 33 medalhas de prata, registrou mais 11 do que o Brasil, no bronze os brasileiros voltaram a ter a vantagem, conquistando 20, mais sete do que os portugueses.

Hoje, o último do evento multidesportivo, que decorreu durante uma semana na região de Lisboa, foi favorável a Portugal, que conquistou mais quatro medalhas de ouro.

A seleção portuguesa feminina de basquete levou uma, outra foi conquistada no vôlei de praia masculino e duas nas provas de estrada de atletismo, com a veterana campeã olímpica Fernanda Ribeiro vencendo a competição reservada às mulheres e Rui Pedro Silva impondo-se entre os homens.

Angola, que hoje contabilizou a quarta medalha de ouro, no basquete masculino, após ter vencido Cabo Verde na final, classificou-se no terceiro lugar no quadro das medalhas, com um saldo de 14.

Guiné, Guiné-Equatorial e Timor Leste, pelo contrário, não somaram qualquer medalha nos Jogos da Lusofonia Lisboa-2009, que contou com a presença de mais de mil atletas.

Numa edição em que Brasil e Portugal também repartiram o domínio no atletismo, Cabo Verde foi o surpreendente vencedor no futebol, com Portugal tendo e se contentar com a medalha de prata, depois de ter sido batido pelos cabo-verdianos na estreia.

No futsal, a seleção de Portugal também se resignou ao segundo lugar do pódio, com o Brasil confirmando o favoritismo.

A competição ficou marcada pela escassez de público, apesar de poucas exceções, como hoje, na final de basquete masculino, com as arquibancadas do Pavilhão Cidade de Almada bem compostas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos